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dc.contributor.advisor1Miguel Gonzalez Arroyopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Amelia Gomes de C Giovanettipt_BR
dc.contributor.referee2Rogerio Cunha de Campospt_BR
dc.contributor.referee3Sergio Haddadpt_BR
dc.creatorLeoncio Jose Gomes Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:14:06Z-
dc.date.available2019-08-12T03:14:06Z-
dc.date.issued1987-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MJ2X-
dc.description.resumoA dissrtação descreve analisa a luta dos trabalhadores-alunos, professores e moradores de uma cidade da Grande belo Horizonte (Ibirité) de construírem um Curso Supletivo cuja direção apontada é a do trabalho para a escola. Composta de quatro capítulos, este trabalho caracteriza a educação de adultos a partir das condições específicadas dos educandos. Nessa perspectiva, são discutidas as diversas questões que envolvem a relação escola-trabalhador, tais como:_quem é este trabalhador; -o direito à experi~encia escolar; - a função da escola. No capítulo I é contextualizada a experiência de Ibirité dentro da história da educação de adultos no Brasil. O surgimento dessa experiência é descrito juntamente com a formação do município- que propiciou um "terreno fértil" para o seu desenvolvimento. Ao se reconstruir a origem e a trajetória do curso, foi elaborado o capítulo II, pesquisando o período de 1982 a 1987. O capítulo III é uma caracterização da população atendida pelo curso elaborada a partir dos eixos:trabalho, moradia, transporte, família, lazer, participação e escolaridade. Recorrendo a estudos realizados na àrea, procuroi-se estabelecer, no capítulo IV, uma relação entre a experi~encia do curso Supletivo de Ibirité e as questões mais amplas que dizem respeito à educação de adultos, destacando alguns pontos que ermegiram daquela experiência como o saber do aluno,a equipe de professores, a organização da escola e sua relação com o movimento social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho e escolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectCurso supletivopt_BR
dc.subject.otherEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.otherTrabalhadores Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino supletivopt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleDo trabalho para a escola: as contradições desta trajetória a partir de uma experiência de escolarização de adultospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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