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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MJ2X
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Miguel Gonzalez Arroyo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rogerio Cunha de Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sergio Haddad | pt_BR |
dc.creator | Leoncio Jose Gomes Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T03:14:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T03:14:06Z | - |
dc.date.issued | 1987-12-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MJ2X | - |
dc.description.resumo | A dissrtação descreve analisa a luta dos trabalhadores-alunos, professores e moradores de uma cidade da Grande belo Horizonte (Ibirité) de construírem um Curso Supletivo cuja direção apontada é a do trabalho para a escola. Composta de quatro capítulos, este trabalho caracteriza a educação de adultos a partir das condições específicadas dos educandos. Nessa perspectiva, são discutidas as diversas questões que envolvem a relação escola-trabalhador, tais como:_quem é este trabalhador; -o direito à experi~encia escolar; - a função da escola. No capítulo I é contextualizada a experiência de Ibirité dentro da história da educação de adultos no Brasil. O surgimento dessa experiência é descrito juntamente com a formação do município- que propiciou um "terreno fértil" para o seu desenvolvimento. Ao se reconstruir a origem e a trajetória do curso, foi elaborado o capítulo II, pesquisando o período de 1982 a 1987. O capítulo III é uma caracterização da população atendida pelo curso elaborada a partir dos eixos:trabalho, moradia, transporte, família, lazer, participação e escolaridade. Recorrendo a estudos realizados na àrea, procuroi-se estabelecer, no capítulo IV, uma relação entre a experi~encia do curso Supletivo de Ibirité e as questões mais amplas que dizem respeito à educação de adultos, destacando alguns pontos que ermegiram daquela experiência como o saber do aluno,a equipe de professores, a organização da escola e sua relação com o movimento social. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho e escola | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Curso supletivo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalhadores Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino supletivo | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Do trabalho para a escola: as contradições desta trajetória a partir de uma experiência de escolarização de adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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