Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YK2V
Type: Tese de Doutorado
Title: Desenvolvimento de competências profissionais: as incoerências de um discurso
Authors: Ronaldo Marcos de Lima Araujo
First Advisor: Lucilia Regina de Souza Machado
First Referee: Celso João Ferratti
Second Referee: Maria Rita Neto Sales Oliveira
Third Referee: Nereide Saviani
metadata.dc.contributor.referee4: Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
Abstract: Esta tese resulta de uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar os objetivos da Pedagogia das Competências e analisar as condições presentes nos seus referenciais de, efetivamente, assegurar práticas com funções educativas, que levem ao pleno desenvolvimento das capacidades humanas. No desenvolvimento de nossas investigações verificamos que o neopragmatismo tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pela Pedagogia das Competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos. A pesquisa também demonstrou que o desafio do desenvolvimento de capacidades humanas amplas exige a superação desse referencial. Tal consideração se edifica a partir do pressuposto teórico e filosófico que postula a necessidade de referenciais pedagógicos histórico-críticos, comprometidos com a formação omnilateral dos trabalhadores.
Abstract: Cette thèse est lê résultat dune recherche bibliographique qui a eu le but didentifier les objetifs de la Pédagogogie des Compétences et danalyser les conditions dassurer, effectivement, dans ses référentils, des pratiques éducatives qui mènent au plein développement des capacités humaines. Pedant les recherches nous avons constaté que le néopragmatisme est un des référentiels fondamentaux employés pr la Pédagogie des Compétences. Ce rapport expliquerait, selon notre analyse, la plupart des limitações présentées par les formulations théoriques dans ce champ, tout cela pour accomplir ses objectifs. La recherche a demontré aussu que le défi du déveleppement de capacités humaines larges exige le surpassement de ce référentiel. Tel considération se construit à partir du présupposé théorique et philosophique qui postule le besoin de référentiels pédagogiques, históriques et critiques, compromis avec la formation holistique des travailleurs.
Subject: Pedagogia das competencias
Educação profissional Brasil
Educação e trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YK2V
Issue Date: 30-Aug-2001
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