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Type: Tese de Doutorado
Title: Repercussões da formação em nível superior nas práticas pessoais e profissionais de professores das camadas populares
Authors: Regina Lucia Cerqueira Dias
First Advisor: Luciola Licinio de C P Santos
First Referee: Maria Inez Salgado de Souza
Second Referee: Elizeu Clementino de Souza
Third Referee: Julio Emilio Diniz Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Jose Braga Viana
metadata.dc.contributor.referee5: Magali de Castro
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar a influência do Curso Norma Superior nas possíveis mudanças ocorridas nas práticas pessoais e profissionais de um grupo de professoras pertencentes às classes populares. O interesse por pesquisar tal questão partiu de minha atuação como professora desse curso superior, que formava docentes para atuarem na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Em 2004 e 2005, orientei um grupo formado por oito alunas, que já exerciam o magistério na escrita de um memorial acadêmico. A leitura desses memoriais mostrou que os itinerários escolares dessas alunas foram extremamente acidentados e que houve uma mobilização intensa por parte delas e de seus familiares para que obtivessem longevidade escolar, uma vez que a maioria delas é proveniente das camadas populares. Além disso, grande parte das professoras que oriente relatou uma substancial mudança ocorrida em suas práticas docentes, a parti do ingresso no curso superior. Assim, nesta pesquisa, busquei analisar a trajetória escolar, pessoa acadêmica e profissional vivida por um grupo de quatro alunas egressas do Curso Normal Superior, que já exerciam o magistério, com o objetivo principa de investigar o problema posto, explicitado no início deste resumo. Há também outras questões que procurei discutir e que norteiam este estudo, como: que fatores propiciaram às professoras advindas das classes populares uma longevidade escolar? Qual o significado dessa trajetória escolar para elas e suas famílias? Elas enfrentaram algum tipo de dificuldade financeira, emociona e cultural ao longo do curso superior? Esse curso propiciou às docentes sujeitos da investigação, a tomada de consciência da parte do habitus de sua ação pedagógica, que de acordo com Perrenoud, pode favorecer a mudança das práticas docentes? Quais foram as principais contribuições da formação que elas receberam no Curso Normal Superior e os limites existentes que se relacionam direta ou indiretamente com suas práticas docentes? O duplo pape vivenciado por elas, o de alunas e professoras, favorece a transformação da prática docente? Além da formação em um curso superior, houve outras experiências que contribuíram para um crescimento pessoal e profissional delas? Quais? Considerando as características específicas do objeto de estudo, optei por realizar uma pesquisa qualitativa e utilizei a abordagem biográfica. Procurei ao utilizar tal abordagem metodológica, reconstruir as histórias de vida narradas pelas professoras, articulando-as ao contexto social vivenciado por elas. Considerei também o pertencimento social e de gênero dos sujeitos da pesquisa. Esta investigação está baseada na teoria da ação que sustenta teoricamente as obras produzidas por Bourdieu e Lahire e pelos estudos desenvolvidos por Perrenoud sobre a formação e prática docente. No entanto, outros autores, que desenvolveram trabalhos sobre a escolarização das camadas populares e a formação e prática docente foram também fundamentais para este estudo. Quanto à prática docente, os relatos feitos pelo grupo de professoras revelam mudanças importantes no habitus profissional das entrevistadas e transformações na dimensão afetivo-relacional no que diz respeito aos seus alunos. No entanto, o estudo também revelou algumas permanências em suas práticas pessoais e profissionais que parecem indicar que alguns dos problemas vivenciados pelo grupo de docentes, advindos de suas formações familiar e escolar, ainda não foram superados por elas e repercutem em suas vidas tanto na dimensão pessoal, quanto na profissional.
Abstract: This work aims to analyze how Teacher Education College influenced on personal and professional changes of a group of teachers from low-income class. Those women were attending college in order to work in kindergartens or the first classes of elementary school. I advised them to product academic memorials as a condition to bring graduation to a close. Those productions showed me the students' bumpy trajectories and how they depended on a great mobilization from themselves and their families to achieve the higher degree. Other questions guided this survey: Which factors encouraged those teachers to carry on with their studies, despite their background? Did they face financial, emotional and cultural difficulties during college years? Could they be aware of their pedagogical action's habitus that, according to Perrenoud, can provide changes in teaching practices? Which were the main contributions given by college to their instruction? Did the double role, teacher/student, foster the alteration of their teaching practice? Beyond college, were there other experiences to their personal and professional development? Which ones? I did a biographical approach so as to accomplish a qualitative research, rebuilding those women's histories, their lives in the social context and their gender. This work is based on the action theory (Bourdieu, Lahire) and on instruction and teaching practice (Perrenoud). Other authors, who developed works on both schooling for low-income people and instruction/teaching practice, were also fundamental. The data, collected through interviews, pointed out relevant changes of personal and professional practices, mainly concerning the professional habitus and transformations into tenderness related to their pupils. However it revealed some permanency, possibly due to problems which had ocurred in the subjects' familiar and educational constitution, that they have not overcome yet, affecting their personal and professional lives.
Subject: Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-883QG3
Issue Date: 7-Jul-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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