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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Combatendo a ignorância, garantindo a ordem pública e o progresso da nação: ideias e ações educacionais de Francisco Mendes Pimentel (Minas Gerais, 1893-1910)
Authors: Carolina Mostaro Neves da Silva
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Referee: Carla Simone Chamon
Second Referee: Cynthia Greive Veiga
Abstract: Nesta dissertação investigou-se a trajetória do jurista, professor, jornalista e político Francisco Mendes Pimentel, destacando sua atuação e pensamento educacional em Minas Gerais entre os anos 1893 e 1910. Procurou-se articular esta atuação e este pensamento à vida política nacional e estadual, à situação da instrução pública em Minas Gerais, ao movimento da imprensa e ao repertório de ideias e iniciativas compartilhadas por políticos e homens públicos de sua época. Entre os temas educacionais com que Mendes Pimentel esteve envolvido destacam-se a relação entre a disseminação da instrução pública e a consolidação da República, a importância do preparo adequado do professor e do incremento da carreira do magistério e o ensino profissional destinado às classes desfavorecidas. As principais fontes utilizadas foram os jornais em que Mendes Pimentel publicou seus escritos sobre educação, os documentos legislativos referentes à instrução pública em Minas Gerais e Anais do Congresso Mineiro. Concluiu-se que Mendes Pimentel atuou ativamente nos debates sobre educação, 0mantendo-se coerente com a defesa de princípios republicanos e utilizando-se do repertório comum aos homens públicos de sua época, a fim de defender uma instrução pública capaz de formar o cidadão republicano nas letras e ciências, no amor pela pátria e pelo trabalho.
Abstract: We have investigated in this work the trajectory of the jurist, professor, journalist and politician Francisco Mendes Pimentel, detaching his actions and educational thoughts in Minas Gerais between 1893 and 1910. We have tried to articulate his actions and thoughts to the national and state political life, to the public instruction situation in Minas Gerais, to the press movement and to the ideas and initiative repertoire shared by politicians and public men at that time. Among some educational themes which Mendes Pimentel got involved, we detach the relation between public instruction dissemination and the Republic consolidation, the importance of the good preparation for teachers and the improvement for the teaching career and professional teaching destined to the less favored classes. The main sources we used were newspapers where Mendes Pimentel published his texts about education, the legal documents about public instruction in Minas Gerais and Annals from the Minas Gerais Congress. We have concluded that Mendes Pimentel effectively acted on debates about education, being coherent with the defense of republican principles and used the common repertoire of public men of his time in order to defend a public instruction able to make the republican citizen on arts and science, loving the nation and work.
Subject: Educação
Pimentel, Francisco Mendes 1869-1957
Imprensa
Educação Políticas públicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8G3HK5
Issue Date: 18-Jun-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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