Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GAGQB
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Uma escola sem muros: Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1964)
Autor(es): Aleluia Heringer Lisboa
primer Tutor: Maria Cristina Soares de Gouvea
primer miembro del tribunal : Eustaquia Salvadora de Sousa
Segundo miembro del tribunal: Cynthia Greive Veiga
Tercer miembro del tribunal: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Cuarto miembro del tribunal: ZILDA CLARICE ROSA MARTINS NUNES
Resumen: O objetivo dessa pesquisa foi investigar a produção da memória coletiva referente ao Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1964), que tem como marca a excelência acadêmica, a cultura e a liberdade. O recorte temporal toma o ano de 1956, quando a escola, que funcionava no bairro Barro Preto, é transferida e reinaugurada no bairro de Lourdes. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, representado por seus ex-alunos como uma escola sem muros, além de ser um marco na história da instituição e da cidade de Belo Horizonte, possibilitava a liberdade de ir e vir e a ampliação do número de vagas. O trabalho teve como figura de fundo a escola secundária brasileira, historicamente estruturada para atender a poucos, que, pressionada por vários setores da sociedade, abre suas portas para uma parcela cada vez maior da população, e isso por diversos motivos que extrapolam a unidade escolar em Belo Horizonte e se insere num contexto maior de industrialização e da reestruturação do ensino secundário no Brasil. Nessa perspectiva, a representação de uma escola sem muros se mostrou ambígua. A ausência de muros como buscamos demonstrar, no sentido arquitetônico, anunciava o livre trânsito, próprio de um espaço democrático. Mesmo sendo essa a intenção ou linguagem do arquiteto, a escola sem muros contrastava com o difícil acesso de grande parcela dos jovens belo-horizontinos aos seus estudos. Para ali entrar e permanecer, era preciso transpor outros muros. Essa pesquisa buscou demonstrar as tensões envolvendo essas duas lógicas. Identificamos, na memória dos entrevistados, sendo 11 ex-alunos e 03 ex-professores, dois tempos e discursos distintos com relação à escola, daí tomá-los como limite temporal da pesquisa: o antes e depois da abertura dos anexos da escola e do golpe militar, ambos em 1964. No estudo do tema utilizamos um conjunto de fontes documentais: a imprensa, a fonte oral, fotografias, a documentação escolar e o periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do período de 1953 a 1963. Como referencial teórico, o diálogo mobilizou autores da história da educação e da sociologia da educação.
Abstract: This research investigates the production of collective memory about the school Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1964), which has academic excellence, culture and freedom as its traces. The study is focused in 1956, when the school, which was located in the district of Barro Preto, was moved to the district of Lourdes. Oscar Niemeyers architecturally designed premises, defined by its former students as a school with no walls, apart from being a remarkable trace in the history of the institution and a landmark in the city of Belo Horizonte, made it possible for people to come and go and for an increasing number of students to attend the school.The work had the Brazilian secondary school as its background, historically structured to have a few students attending its classes and which, under pressure of several sectors of society, opened its doors to an each time larger population for several reasons that go way beyond its local premises in Belo Horizonte to a larger industrialization context and also to an educational rearrangement for secondary school in Brazil. Under the circumstances, it was ambiguous to represent a school without walls. The absence of walls in its architectural meaning led to free access, which would have been suitable to a democratic space. But even though that was the intention of the architect, the school with no walls contrasted clearly with the fact that it was hardly accessible to a large amount of Belo Horizonte youngsters. Being admitted and enduring in the school meant breaking other barriers. This study aimed then at exposing the tension between these two contrasting systems of reasoning.There has been evidence from the memories of the individuals interviewed, 11 former students and 03 former teachers, of two distinguishable times and concepts related to the school. Hence their use as a time limit for the research: before and after the opening the new premises of the school and the military coup, both in 1964.A collection of documentary sources have been used to study the theme: the press, oral testimony of the individuals concerned, photographs, school records and the magazine Revista Brazileira de Estudos Pedagógicos RBEP (Brazilian Magazine of Pedagogical Studies) from 1953 to 1963. As a theoretical reference, the subject had an impact on several authors in the history and sociology of education.
Asunto: Escolas secundarias
Ensino secundário
Escolas publicas
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GAGQB
Fecha del documento: 1-ene-2010
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese___uma_escola_sem_muros.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.