Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
Autor(es): Cecilia Vieira do Nascimento
Primeiro Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho
Primeiro membro da banca : Thais Nivia de Lima e Fonseca
Segundo membro da banca: Monica Yumi Jinzenji
Terceiro membro da banca: Alessandra Frota Martinez de Schueler
Quarto membro da banca: Marcus Vinicius Fonseca
Resumo: Este estudo tem por objetivo explicitar, na perspectiva histórica, os diferentes modos de inserção de mulheres na docência elementar, tomando como referência um grupo de professoras. No decorrer do século XIX, a presença de mulheres nessa ocupação foi gradativamente tornando-se mais significativa na província de Minas Gerais, à semelhança do que acontecia em outras províncias brasileiras e em outras nações ocidentais. Em Minas Gerais, de acordo com estudos recentes, a inserção de mulheres no magistério não parece coincidir com a interpretação corrente na historiografia, para a qual as mulheres foram autorizadas à docência pela via das Escolas Normais, espaço de formação docente instituído em maior escala por volta dos anos de 1880. Se não as Escolas Normais, o que autorizou a presença de mulheres nessa ocupação e como elaboraram as condições que as possibilitaram inserir-se na docência? Esta é a questão motivadora deste estudo. Com o intuito de respondê-la, procede-se ao acompanhamento das trajetórias de quatorze professoras que atuaram em diferentes momentos do século XIX na cidade de Sabará, importante região em Minas Gerais do período, e em seu entorno. Como estratégia privilegiada, busca-se desvelar a ambiência sobre a qual esse grupo se constituiu como professoras. As influências e pensamentos diversos do ambiente sociocultural, do trabalho, da literatura, da família e da Escola Normal, em graus distintos, apresentam-se neste estudo. Percebe-se que no decorrer do século XIX ocorreu a convergência de aspectos favoráveis à inserção de mulheres no magistério, como as redes de sociabilidades construídas e vivenciadas pelo grupo estudado, a ambiência social advinda da Igreja Católica, a ambiência da sala de aula na medida em que algumas alunas ajudavam as professoras , a imprensa e a Escola Normal. De forma mais destacada, apontam-se as influências construídas na própria ambiência familiar, constituindo o magistério como uma espécie de herança imaterial.
Abstract: This study aims to understand, in a historical perspective, the different ways of including women in elementary teaching, taking as reference a group of female teachers. During the nineteenth century, the presence of women in this occupation was gradually becoming more significant in the province of Minas Gerais, as it has happened in other provinces of Brazil and other Western nations. In Minas Gerais, according to recent studies, the inclusion of women in teaching does not seem to coincide with the current interpretation of historiography, for which women were allowed to teach through the Teacher Training Colleges, where teacher training rooms were set up on a larger scale around 1880. If not the Teacher Training Colleges, who was responsible to authorize the presence of women in this occupation, and who prepared the conditions that allowed women to enter the teaching profession? Those are the motivating questions of this study. In order to answer them, it is important to understand the paths of fourteen teachers who worked in different moments of the nineteenth century in the town of Sabará, Minas Gerais, an important region in the period, and in its surroundings. As a privileged strategy, we seek to understand the atmosphere related to a group of established teachers, as well their influences and thoughts: socio-cultural, labor, literature, family and normal school. It is noticed that during the nineteenth century there were a convergence of favorable aspects to the inclusion of women in teaching, as the networks of sociability were constructed and experienced by the study group. However, the social environment arising from the Catholic Church, the ambiance of the classroom as some students helped the teachers the press, the Teacher Training Colleges and, most prominently, influences built in the very familiar atmosphere, were responsible to make teaching a kind of intangible heritage.
Assunto: Educação
Professores Formação
Mulheres na educação
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
Data do documento: 8-Fev-2011
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tesececiliavieira_nascimento.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.