Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee1Thais Nivia de Lima e Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Monica Yumi Jinzenjipt_BR
dc.contributor.referee3Alessandra Frota Martinez de Schuelerpt_BR
dc.contributor.referee4Marcus Vinicius Fonsecapt_BR
dc.creatorCecilia Vieira do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:48:30Z-
dc.date.available2019-08-13T00:48:30Z-
dc.date.issued2011-02-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC-
dc.description.abstractThis study aims to understand, in a historical perspective, the different ways of including women in elementary teaching, taking as reference a group of female teachers. During the nineteenth century, the presence of women in this occupation was gradually becoming more significant in the province of Minas Gerais, as it has happened in other provinces of Brazil and other Western nations. In Minas Gerais, according to recent studies, the inclusion of women in teaching does not seem to coincide with the current interpretation of historiography, for which women were allowed to teach through the Teacher Training Colleges, where teacher training rooms were set up on a larger scale around 1880. If not the Teacher Training Colleges, who was responsible to authorize the presence of women in this occupation, and who prepared the conditions that allowed women to enter the teaching profession? Those are the motivating questions of this study. In order to answer them, it is important to understand the paths of fourteen teachers who worked in different moments of the nineteenth century in the town of Sabará, Minas Gerais, an important region in the period, and in its surroundings. As a privileged strategy, we seek to understand the atmosphere related to a group of established teachers, as well their influences and thoughts: socio-cultural, labor, literature, family and normal school. It is noticed that during the nineteenth century there were a convergence of favorable aspects to the inclusion of women in teaching, as the networks of sociability were constructed and experienced by the study group. However, the social environment arising from the Catholic Church, the ambiance of the classroom as some students helped the teachers the press, the Teacher Training Colleges and, most prominently, influences built in the very familiar atmosphere, were responsible to make teaching a kind of intangible heritage.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo explicitar, na perspectiva histórica, os diferentes modos de inserção de mulheres na docência elementar, tomando como referência um grupo de professoras. No decorrer do século XIX, a presença de mulheres nessa ocupação foi gradativamente tornando-se mais significativa na província de Minas Gerais, à semelhança do que acontecia em outras províncias brasileiras e em outras nações ocidentais. Em Minas Gerais, de acordo com estudos recentes, a inserção de mulheres no magistério não parece coincidir com a interpretação corrente na historiografia, para a qual as mulheres foram autorizadas à docência pela via das Escolas Normais, espaço de formação docente instituído em maior escala por volta dos anos de 1880. Se não as Escolas Normais, o que autorizou a presença de mulheres nessa ocupação e como elaboraram as condições que as possibilitaram inserir-se na docência? Esta é a questão motivadora deste estudo. Com o intuito de respondê-la, procede-se ao acompanhamento das trajetórias de quatorze professoras que atuaram em diferentes momentos do século XIX na cidade de Sabará, importante região em Minas Gerais do período, e em seu entorno. Como estratégia privilegiada, busca-se desvelar a ambiência sobre a qual esse grupo se constituiu como professoras. As influências e pensamentos diversos do ambiente sociocultural, do trabalho, da literatura, da família e da Escola Normal, em graus distintos, apresentam-se neste estudo. Percebe-se que no decorrer do século XIX ocorreu a convergência de aspectos favoráveis à inserção de mulheres no magistério, como as redes de sociabilidades construídas e vivenciadas pelo grupo estudado, a ambiência social advinda da Igreja Católica, a ambiência da sala de aula na medida em que algumas alunas ajudavam as professoras , a imprensa e a Escola Normal. De forma mais destacada, apontam-se as influências construídas na própria ambiência familiar, constituindo o magistério como uma espécie de herança imaterial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMagistério em famíliapt_BR
dc.subjectFeminização do magistériopt_BR
dc.subjectTrajetórias de professoraspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Históriapt_BR
dc.titleCaminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesececiliavieira_nascimento.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.