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Type: Tese de Doutorado
Title: Gestão Maria Angélica de Castro: apropriação das idéias sobre a Escola nova no território federal do Acre (1946/1951)
Authors: Cleyde Oliveira de Castro
First Advisor: Regina Helena de Freitas Campos
First Referee: Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Second Referee: Luciola Licinio de C P Santos
Third Referee: Raquel Martins de Assis
metadata.dc.contributor.referee4: Andrea Maria Lopes Dantas
Abstract: Esta tese tem como tema a Escola Nova no Acre. Para estudar esse assunto, coloco como objetivo verificar como se deu o processo de apropriação das idéias sobre a Escola Nova no período do Acre Território, na gestão de Maria Angélica de Castro à frente do Departamento de Educação e Cultura. Competente educadora mineira, que estudou na Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais, trabalhou com Helena Antipoff no Laboratório de Psicologia da Educação, na Inspetoria de Educação em Belo Horizonte até o início de 1946, respeitada por seu compromisso e dedicação ao magistério naquele Estado, foi convidada pelo governador José Guiomard dos Santos para assumir o DEC. Considerado pela historiografia local como o administrador que trouxe a modernidade ao Acre, esse governador considerou que o trabalho de Maria Angélica representaria a possibilidade de conseguir também na educação as melhorias que ele alcançou em vários outros setores, como saúde e obras públicas. E, na educação, essa modernidade se manifestaria pelo emprego do que havia de mais atual no ensino, a exemplo de outros Estados do sul do país que já vinham implantando há alguns anos essas mudanças. Para a obtenção dos dados de pesquisa utilizo a análise documental e a entrevista com professores e alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade no período recortado para a pesquisa. A partir dessa análise, encontro como resultados a implantação de idéias escolanovistas como: formação de professores voltada para esses preceitos, como condição imprescindível para a implantação de um trabalho pedagógico eficiente; a mudança de percepção do aluno pela escola, com conseqüente valorização da criança, considerada agora um ser criativo, não mais passivo, e centro do processo educativo; a construção de espaços adequados para a educação das crianças, em substituição a muitos prédios completamente inapropriados que funcionavam como escolas, sem as menores condições de higiene e arejamento; o ambiente escolar como lugar de prazer destinado à aprendizagem; a utilização do método ativo na educação normal e primária, que busca maior participação e interesse da criança no processo ensino-aprendizagem. Para levar a efeito essas mudanças, Maria Angélica procedeu a uma série de ações de cunho administrativo que terminaram por interferir nos resultados pedagógicos. Entre os mais importantes estão: organização do ensino primário e infantil, com a elaboração do Regulamento do Ensino Primário contendo princípios escolanovistas; organização da Escola Normal, com a elaboração do Regulamento do Ensino Normal abrangendo preceitos da Escola Nova; concessão de bolsas de estudo para professores na capital federal, principalmente para composição do quadro técnico do DEC; regularização do serviço de inspeção escolar, que atuaria como serviço de apoio e fiscalização das medidas educacionais que estavam sendo encaminhadas. A pesquisa mostrou então que, com todos esses esforços empreendidos, é possível afirmar que, de fato, no Acre, consideradas as condições locais, houve uma apropriação, dos princípios escolanovistas, que se manifestaram principalmente no período do mandato de Maria Angélica à frente do Departamento de Educação e Cultura.
Abstract: This thesis presents as theme the New School in Acre. To study this topic, the objective was to check up how the appropriation of ideas process has taken over about the New School during the period when Acre was a Federal Territory, and Maria Angélica de Castro was in charge of the Department of Education and Culture (DEC). Born in Minas Gerais, she was a competent educator who carried out her studies in the Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais, and had worked with Helena Antipoff in the Laboratory for Education Psychology, in the Education Office in Belo Horizonte since the beginning of 1946; she was also very respected due to her commitment and dedication the Education in the state of Minas Gerais, and because of this she was invited by the Governor of Acre, José Guiomard dos Santos to be the head of DEC. Considered by the local historiography as the manager who had brought the modernity to Acre, this governor considered that Maria Angelicas work would represent the possibility to obtain even in Education the betterments he had reached in several sectors like health and public services. And, in Education, this modernity would be noticed by the application of what was more updated in teaching, as a trend in countrys southern states, once these changes had already been implanted some years ago. Data collection used in this work was based on documental analysis and interviews with teachers and students who had had the opportunity to live along during that period under survey. From this analysis, results with the implantation of ideas defended by the New School were: teachers formation toward these interests, a fundamental condition to the implantation of an efficient pedagogic work; a change in the students perception provided by the school, consequently giving value to the children, recognized now as a creative beings, not as a passive ones anymore, and the central element to the educational process; the construction of adequate places for childrens education, replacing many inappropriate buildings where many schools were used to function, with lacking in healthy and air-flow conditions; usage of active method in the normal and primary education, which searched for more participation and interest of children in the teaching-learning process. To carry out these changes, Maria Angélica established a series of management actions which proved to interfere in the pedagogic outcomes. Among the most important ones, some are: organization of the primary and child learning, setting the Primary School Rules which contained the New Schools Principles; organization of the Normal School, setting the Normal School Rules covering guidelines from the New School; granting of scholarships to teachers to study in the Federal Capital, mainly for those comprehending DECs staff; regularization of the schools inspection activity, which was meant to act as a supporting and inspecting service of and to the educational measures being implanted onwards. The search has shown then that, with all these started efforts, it is possible to affirm that, considering those conditions, indeed, there has been in Acre an appropriation of the New Schools principles, which manifested principally during Maria Angélicas ruling period in the Department of Education and Culture.
Subject: Escola nova
Educação
Professores Formação
Ensino de primeiro grau
Acre Educação
Castro, Maria Angelica de
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M6JHG
Issue Date: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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