Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MDGQP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gêneros jornalísticos na sala de aula: O livro didático e o caderno de redação
Autor(es): Adriana Paulino Geisel
Primeiro Orientador: Marildes Marinho da Silva
Primeiro membro da banca : Glaucia Muniz Proenca Lara
Segundo membro da banca: Aracy Alves Martins Evangelista
Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a produção de textos escritos no contexto escolar, a partir de uma concepção de gêneros discursivos e/ou textuais nas atividades de produção de textos. Para isso, foi necessário eleger um livro didático que adotasse como pressuposto teórico- metodológico uma concepção de gênero, para, a partir dele, conhecer e acompanhar o desenvolvimento das propostas de produção de textos em sala de aula. Dentre as possibilidades de trabalho apontadas no período de observação, os gêneros jornalísticos tornaram#se o interesse maior da pesquisa, devido à ênfase atribuída a eles na proposta de redação desenvolvida por uma das professoras. Para realizar a pesquisa fiz uso da etnografia como uma perspectiva metodológica. Os dados foram construídos através da observação participante de aulas de Português de duas professoras, em uma turma de 7ª série de uma escola pública da cidade de Lagoa Santa, e também de entrevistas e coleta de materiais, como atividades e textos escritos pelos alunos. Como resultado das análises realizadas, pode-se constatar que a imersão dos gêneros no livro didático e na sala de aula ocorre principalmente nas atividades de leitura. A preocupação sobre o que escrever direciona as propostas de atividades de produção de textos escritos, sendo essas decorrentes de atividades de leitura. Outra constatação refere-se à relação que se estabelece entre a disciplina e organização da sala de aula e os conteúdos trabalhados nas aulas de redação, tornando o ato de escrever na escola uma atividade individual que não propicia a interação entre os sujeitos.
Abstract: This research intended to investigate the production of written texts at the school context, through a conception of discursive and/or textual genres during the text production activities. It was necessary to elect a didactic book that adopted a genre conception as a theoretical- methodological assumption, in order to know and follow the development of the texts production proposals. Among the work possibilities pointed out in the observation period, the journalistic types of text became the greatest interest of the research, because of the emphasis attributed to them in the written compositions proposed by one of the teachers. In this research it was used the Ethnography as a methodological perspective. The data was constructed through participant observation of the Portuguese classes of two teachers, in a 7th grade class of a public school in the town of Lagoa Santa, and also through interviews and collection of materials, such as activities and texts written by the students. As a result of the analyses, we can see that the immersion of genres in the textbook and in the classroom occurs mainly in the activities of reading. The concern about what to write directs the activity proposals of the production of written texts, and those arising from activities of reading. Another observation concerns the relationship established between the discipline and organization of the classroom and the contents learned in the writing classes, making the act of writing in the school into an individual activity that does not provide the interaction between subjects.
Assunto: Textos Estudo e ensino
Livros didáticos
Jornalismo e educação
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MDGQP
Data do documento: 30-Mai-2008
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