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dc.contributor.advisor1Marlucy Alves Paraisopt_BR
dc.contributor.referee1FILOMENA MARIA GONCALVES DA SILVA CORDEIROpt_BR
dc.contributor.referee2Dagmar Elizabeth Estermann Meyerpt_BR
dc.contributor.referee3Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee4Sandra Maria da Mata Azeredopt_BR
dc.creatorMarlecio Maknamara da Silva Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:18:39Z-
dc.date.available2019-08-13T04:18:39Z-
dc.date.issued2011-09-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSFEF-
dc.description.abstractThis thesis has as object the discourses of forró eletrônico songs and the gendered regulation of northeasternity. Based on post-critical theories of education, this study aimed to investigate regulations of northeasternity forged with the production of gendered subjectivities in the discourses of forró eletrônico songs. The research fits into the framework of curriculum studies that, inspired by the work of Cultural Studies and Michel Foucault, examines various discourses in their productivity over the constitution of subjects. The analysis focused on discursive fragments extracted from forró eletrônico songs, adopting elements of methodological perspectives inspired by the foucauldian analysis. The central question that guides the research is: how gendered subjectivities are regulating northeasternities in the curriculum of forró eletrônico? The thesis defended here is that forró eletrônico concurs via gender to an erosion of lines of continuity that historically forged an idea of the northeasternity. The curriculum of forró eletrônico regulates northeasternities because while it strengthens old stereotypes that have helped to cement a certain idea of what would be Northeast and its people, makes it increasingly improbable to define them through a set of precise, homogeneous and coherent discourses, images and texts in respect of gender. The analysis presented here evidence that curriculum of forró eletrônico teaches modes to be a subject in the confusion of boundaries between what would or would not proper to the northeastern in terms of gender. The thesis shows that in forró eletrônico songs are engendered continuities and discontinuities, enunciative condensations and dispersals that concentrate and dilute experiences of northeasternity. Evidence also that forró eletrônico songs are addressed in order to provide a bio-political community that imagines itself and that is imagined carrying a lifestyle that is embodied in the figure of forrozeiro/a. Therefore, the curriculum of forró eletrônico does not refuse to betray northeasternity as well as permits it to be assimilated and reinvented. In this betrayal, it shows the fiction of an invention of its own and of Northeast which allowed it.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto os discursos das músicas de forró eletrônico e a regulação generificada de nordestinidades. Fundamentado nas teorias pós-críticas da educação, o presente trabalho objetivou investigar regulações da nordestinidade forjadas com a produção de subjetividades generificadas nos discursos das músicas de forró eletrônico. A pesquisa se insere no quadro dos estudos em currículo que, sob inspiração dos trabalhos dos Estudos Culturais e de Michel Foucault, examinam variados discursos em sua produtividade sobre a constituição de sujeitos. A análise incidiu sobre fragmentos discursivos extraídos de músicas de forró eletrônico, adotando elementos de perspectivas metodológicas inspiradas nas análises foucaultianas. A pergunta central que orienta a investigação é: como subjetividades generificadas vêm regulando nordestinidades no currículo do forró eletrônico? A tese aqui defendida é a de que o forró eletrônico concorre, via gênero, para uma erosão das linhas de continuidade que historicamente forjaram uma idéia de nordestinidade. O currículo do forró eletrônico regula nordestinidades porque ao mesmo tempo em que reforça antigos estereótipos que ajudaram a sedimentar uma determinada idéia do que seriam o Nordeste e seu povo, torna cada vez mais improvável defini-los por meio de um conjunto preciso, homogêneo e coerente de discursos, imagens e textos relativamente a gênero. As análises aqui trazidas evidenciam que o referido currículo ensina modos de ser sujeito na confusão de fronteiras entre o que seria ou não próprio do nordestino em termos de gênero. A tese mostra que nas músicas de forró eletrônico são engendradas continuidades e descontinuidades, condensações e dispersões enunciativas que concentram e diluem experiências da nordestinidade. Evidencia, ainda, que as músicas de forró eletrônico são endereçadas de modo a constituir biopoliticamente uma comunidade que é imaginada e que se imagina portadora de um estilo de vida que ganha corpo na figura do/a forrozeiro/a. Por conseguinte, o currículo do forró eletrônico não deixa de trair a nordestinidade tanto quanto possibilita que ela seja assimilada e reinventanda. Nessa traição, ele mostra a ficção de uma invenção da sua própria e do Nordeste que o possibilitou.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectForró eletrônicopt_BR
dc.subjectDiscursos das músicaspt_BR
dc.subjectRegulação generificada de nordestinidadespt_BR
dc.subjectGeneropt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherArte e musica  Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurrículos pt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.titleCurrículo, gênero e nordestinidade: o que ensina o forró eletrônico?pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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