Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8NPGKA
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Condição docente na educação infantil: representações do presente
Authors: Elenice de Brito Teixeira Silva
First Advisor: Joao Valdir Alves de Souza
First Co-advisor: Isabel de Oliveira e Silva
First Referee: Magali dos Reis
Second Referee: Livia Maria Fraga Vieira
Abstract: Esta pesquisa priorizou trajetórias profissionais de cinco professoras e um professor em exercício na educação infantil no município de Ilhéus/BA, buscando interpretar as representações da prática educativa expressas nas narrativas desses sujeitos. Nessa perspectiva, busquei a possibilidade de reconstituição das expressões, palavras, silêncios, atitudes, sentimentos e conhecimentos que perpassam as práticas de professoras da educação infantil e que traduzem concepções e sensibilidades docentes. Parti do pressuposto de que existe um conjunto de discursos que, de alguma maneira, ajudam a construir as representações sobre essa prática. São discursos sobre a mulher, a divisão do trabalho, a criança e o magistério, muitas vezes respaldados em concepções naturalísticas, religiosas e políticas que integram as práticas sociais e ajudam a construir, manter e também superar as identidades docentes. Diante da diversidade de enfoques teóricos sobre a questão das representações optei por dialogar com a teoria das representações proposta pelo sociólogo e filósofo francês Henri Lefebvre (1983). Esta opção apoiou-se na compreensão de que os pressupostos lefebvreanos apresentam-se como possibilidade para desvendar as condições por meio das quais as representações dessa prática se formaram. O diálogo com autores que têm dedicado à questão da condição docente na educação infantil, como Kramer (2003; 2008), Rocha (2001), Cerisara (2002), Silva (2008), e outros, bem como a análise de questionários e a interpretação das entrevistas narrativas (FLICK, 2004; BOLÍVAR, 2002), me conduziram à conclusão de que as professoras e o professor da educação infantil, se consideradas suas origens familiares, experimentaram um movimento de ascensão em suas trajetórias sociais quando da inserção no magistério. Hoje, entretanto, os sujeitos consideram estar vivendo um momento cada vez mais desprestigiado, tanto do ponto de vista econômico, quanto social. Algumas representações sociais existentes sobre a prática educativa na educação infantil e que dizem dessa prática como naturalmente feminina, pouco profissional e voltada para a proteção e suprimento das necessidades das crianças, de algum modo sustentam algumas passagens narrativas dos sujeitos entrevistados. No entanto, essas representações são contextualizadas e ganham elementos de práticas emergentes que ocorrem em instituições desprovidas de condições objetivas; de práticas de cuidado voltadas para crianças de meios populares; como também, de discursos pedagógicos que enfatizam o desenvolvimento infantil e os direitos da criança.
Abstract: This research prioritized professional trajectories of five teachers and a professor in activity in early childhood education in Ilhéus / BA, aiming to interpret the representations of educational practice expressed in the narratives of these individuals. From this perspective, I sought the possibility of reconstitution of the expressions, words, silences, attitudes, feelings and knowledge that underlie the practices of early childhood education teachers and translate their concepts and sensibilities. I started from the assumption that there is a set of discourses that, somehow, help to build the representations of this practice. They are discourses on women, the division of labor, children and teaching, often backed in naturalistic conceptions, religious and political practices that integrate social and help build, maintain, and also overcome the teachers' identities. Through the diversity of theoretical approaches on the issue of representations I opted for dialogue with the representation theory proposed by French philosopher and sociologist Henri Lefebvre (1983). This option was based on the understanding that the assumptions Lefebvrean present as possible to unravel the conditions through which the representations of this practice have been formed. The dialogue with authors who have devoted to the issue of teaching conditions in early childhood education, as Kramer (2003, 2008), Rocha (2001), Cerise (2002), Silva (2008), and others, as well as questionnaires analysis and interpretation of narratives interviews (FLICK, 2004; BOLIVAR, 2002), led me to the conclusion that the teachers and kindergarten teacher, when considering their family backgrounds, experienced an upward movement in their social trajectories when they insertion in teaching. Today, however, individuals consider to be living in a time increasingly discredited, both economically and socially. Some social representations about the practice and education in early childhood education say that such activity as naturally feminine, non professional and directed towards the protection and supply the needs of children, somehow maintain some narrative passages of the individuals interviewed. However, these representations are contextualized and gain elements of the emerging practices that occur in institutions devoid of objective conditions; practices of care programs for children of popular area, as also, for pedagogical discourses that emphasize child development and child rights.
Subject: Educação
Professores  Aspectos sociais  
Educação de crianças
Representações sociais 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8NPGKA
Issue Date: 17-Jun-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_elenice_de_brito_t_silva.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.