Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BDAFG6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Andrade Gonçalvespt_BR
dc.creatorGilsilene Ferreira Neto Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:10:22Z-
dc.date.available2019-08-13T02:10:22Z-
dc.date.issued2015-12-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAES-BDAFG6-
dc.description.resumoO Projeto Político Pedagógico de uma escola, além de precisar ter compromisso com a qualidade, é fundamental que seja construído de forma participativa, possibilitando a vivência do processo democrático.A proposta desse estudo é refletir e discutir como o Projeto Político Pedagógico deverá sair das gavetas de arquivo das escolas e tornar-se uma estratégia de ação-interação da Comunidade Educativa, com propostas de ações objetivas e exequíveis, visando ofertar umensino de qualidade e enfrentar os desafios da escola de forma participativa e democrática.Aprofundando os conhecimentos sobre a conceituação e a relevância do projeto político pedagógico, como referencial teórico foi utilizado autores como Dalmás (1997), Gandin (1997), Vasconcelos (199), Veiga (1998), dentre outros que discorrem sobre o tema.Foi abordado o processo de construção participativa doProjeto Político Pedagógico, questionando o sentido pleno da participação e o porquê da necessidade da sua construção de forma coletiva, seguida da discussão sobre a utilização do mesmo como estratégia de ação e interação da comunidade educativa. Também foi discutida a necessidade da convivência democrática, avaliando a relação de como a comunidade escolar deverá articula-se para suaconstrução de forma coletiva, na certeza de que essa vivência é essencial para o crescimentodo grupo numa perspectiva de melhoria na qualidade do ensino, e no conhecimentoda equipe da grande relevância das dimensões Pedagógica, administrativa, financeira e jurídica pois abordam aspectos que organizam o trabalho na escola transformando-a num organismo vivo, com identidade própriapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectAção-interaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administração pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionapt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: estratégia de ação-interação dacomunidade educativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_gilsilene_ferreira_neto_oliveira.pdf100.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.