Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BEFE5U
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A Língua Portuguesa que se compartilha por meio do WhatsApp: um estudo sobre as práticas pedagógicas em uma escola da rede pública de Belo Horizonte
Authors: Christian Catao de Assis Souza
First Advisor: Glaucia Maria dos Santos Jorge
First Referee: Suzana dos Santos Gomes
Second Referee: Daniela Perri Bandeira
Abstract: A construção do conhecimento da Língua Portuguesa dentro do ambiente virtual do grupo do WhatsApp materializa-se como extensão da sala de aula, ao passo que conteúdos da disciplina que são trabalhados em sala (ambiente formal de aprendizagem) podem ser explorados mais efetivamente por muitas outras formas e meios possíveis, pela interação contínua entre alunos e professor, perpassando pela ação constante de acesso a conteúdos, informações e pesquisas dentro do universo da internet/web, que promove interação, compartilhamento e reconstrução de sentidos e, consequentemente, construção de conhecimento. É nessa perspectiva que escolhemos como objetivo desta pesquisa analisar o uso do WhatsApp como procedimento de ensino da Língua Portuguesa na sala de aula e fora dela. Ademais, buscamos compreender como está centrado o olhar docente em termos de uso do aplicativo, bem como a maneira como o educador percebe o engajamento ou não dos discentes. Foi proposta uma reflexão sobre o normativismo linguístico, do ponto de vista de suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. O desenvolvimento da pesquisa deu-se à luz das teorias de Oliveira et al. (2014), Leite (2009), Moran (2008), Zabala (1998), Hamilton (2000), Soares (2003), Kleiman (2005; 2008), Oliveira (2008), Tavares (2008), Lemke (2010) e Coscarelli (2011), que dedicaram suas pesquisas ao letramento e, com isso, buscaram entender melhor como tal ferramenta de ensino pode dialogar com o atual momento, no qual as novas tecnologias se mostram prolíferas e dinâmicas. Confiamos que a implementação de recursos tecnológicos não deve ser vista como a solução para os problemas identificados no ensino, mas sim como instrumento criado para atender às necessidades da sociedade e capaz de auxiliar na obtenção de resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este estudo, quantitativo e qualitativo, insere-se no campo da pesquisa de natureza interpretativa. Quanto à análise dos dados, estes permitiram evidenciar que: a inserção de posts do professor contribuiu parcialmente para a produção escrita dos alunos; a multimodalidade dos textos no WhatsApp permitiu ao discente uma maior produção de sentidos e interesse pela escrita; as práticas de letramentos norteadas em práticas sociais, por meio do celular, intensificaram a interatividade dos alunos na sala de aula.
Abstract: The construction of Portuguese language knowledge within the virtual environment of the WhatsApp group materializes as an extension of the classroom, while contents of the discipline that are worked in the classroom (formal learning environment) can be explored more effectively by many other possible ways and means, through the continuous interaction between students and teacher, through the constant action of access to content, information and research within the universe of the internet/web that promote the interaction, sharing and reconstruction of meanings and, consequently, knowledge construction. It is from this perspective that we chose as objective of this research to analyze the use of WhatsApp as a procedure of teaching the Portuguese Language in and outside the classroom. In addition, we seek to understand how the teacher's perspective is centered in terms of the use of the application, as well as the way the educator perceives the engagement or not of the students. Subsequently, a reflection on linguistic normativism will be proposed, from the point of view of its implications for the teaching of Portuguese Language. The development of the research took place in the light of the theories on the studies of de Oliveira et al. (2014), Leite (2009), Moran (2008), Zabala (1998), Hamilton (2000), Soares (2003), Kleiman (2005; 2008), Oliveira (2008), Tavares (2008), Lemke (2010) and Coscarelli (2011) dedicated their research to literacy and, with this, sought to better understand how such a teaching tool can dialogue with the current moment, in which new technologies are prolific and dynamic. We trust that the implementation of technological resources should not be seen as the solution to the problems identified in teaching, but rather as an instrument created to meet the needs of society and capable of helping to obtain more meaningful results in the teaching-learning process. Methodologically, this quantitative and qualitative study, is inserted in the field of research of an interpretive nature. As for the analysis of the data, these allowed to show that: the insertion of teacher posts contributed partially to the written production of the students; the multimodality of the texts in WhatsApp allowed the student a greater production of meanings and interest in writing; the practices of literacy guided by social practices, through the cellular, intensified the interactivity of the students in the classroom.
Subject: Língua portuguesa Métodos de ensino
Educação
Recursos eletrônicos de informação
Tecnologia educacional
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAES-BEFE5U
Issue Date: 14-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.