Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cesar Geraldo Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1Cristian da Silva Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Mário Alves Coutinhopt_BR
dc.creatorPedro Cardoso Aspahanpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T09:56:13Z-
dc.date.available2019-08-11T09:56:13Z-
dc.date.issued2008-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3-
dc.description.resumoO trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que maneira, através da sua materialidade expressiva, os filmes reivindicam do espectador modos de olhar e de escutar, lançando mão de um princípio de não redundância entre o visual e o sonoro, que produz, no espectador, uma reflexão ativa sobre a sua própria experiência dos filmes. Em Um condenado à morte escapou, a análise se direciona especialmente à composição sonora do filme (dos ruídos acusmáticos e diretos aos silêncios, da voz à música) buscando apoio no pensamento musical de Pierre Schaeffer e Michel Chion para compreender as implicações da composição sonora na sua relação com a escuta do filme e com a situação do personagem que se encontra preso. Já em Uma criatura dócil, a análise se concentra nas operações das imagens, tendo a figura do mise en abyme como um dos elementos centrais no processo de composição visual. Desse modo, o trabalho buscou algumas das principais referências apontadas pelo filme (de Goethe a Shakespeare, de Manet à pintura holandesa do século XVII), e utilizou a pintura como um importante operador de leitura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectRobert Bressonpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherUne femme doulce (Filme)pt_BR
dc.subject.otherBresson, Robert, 1907-pt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherUn condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme)pt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.titleEntre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bressonpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_final.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.