Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cesar Geraldo Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cristian da Silva Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mário Alves Coutinho | pt_BR |
dc.creator | Pedro Cardoso Aspahan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T09:56:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T09:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2008-08-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3 | - |
dc.description.resumo | O trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que maneira, através da sua materialidade expressiva, os filmes reivindicam do espectador modos de olhar e de escutar, lançando mão de um princípio de não redundância entre o visual e o sonoro, que produz, no espectador, uma reflexão ativa sobre a sua própria experiência dos filmes. Em Um condenado à morte escapou, a análise se direciona especialmente à composição sonora do filme (dos ruídos acusmáticos e diretos aos silêncios, da voz à música) buscando apoio no pensamento musical de Pierre Schaeffer e Michel Chion para compreender as implicações da composição sonora na sua relação com a escuta do filme e com a situação do personagem que se encontra preso. Já em Uma criatura dócil, a análise se concentra nas operações das imagens, tendo a figura do mise en abyme como um dos elementos centrais no processo de composição visual. Desse modo, o trabalho buscou algumas das principais referências apontadas pelo filme (de Goethe a Shakespeare, de Manet à pintura holandesa do século XVII), e utilizou a pintura como um importante operador de leitura. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Robert Bresson | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Une femme doulce (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Bresson, Robert, 1907- | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.other | Un condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.title | Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_final.pdf | 5.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.