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dc.contributor.advisor1Dalmir Franciscopt_BR
dc.contributor.referee1Elton Antunespt_BR
dc.contributor.referee2Marlene de Oliveirapt_BR
dc.creatorGetulio Neuremberg de Faria Tavorapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:32:52Z-
dc.date.available2019-08-11T18:32:52Z-
dc.date.issued2009-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAFI-82TGMG-
dc.description.abstractIn behavior studies of the media during election times, this research investigated the editorial policy of all news Band News FM and CBN radios, regarding the coverage of the 2006 presidential campaign in Brazil. Starting from theories on journalism as construction or as amirror of reality; the fundamental ethical and technical elements of the professional activity; the conditions of production; and forms of information control, this research tried to ascertain if the two broadcasters offered a opinion-free, balanced and objective journalism. We tried to understand the content and the meaning of the media discourse, working in the selection of themes and sources of news on the election campaign, analysing the degree of scheduling and frameworks of policy issues in order to check the balance of the journalistic coverage the electoral dispute in the two radio stations. The main conclusion that we reached is that there was more political role of media in covering the electoral process (media policy) than the production process of news about political events (politics in the media), according to the requirements for exemption, the balance and objectivity required to practice journalism.pt_BR
dc.description.resumoDentro dos estudos sobre comportamento da mídia nas eleições, esta pesquisa investigou a política editorial das rádios all news Band News FM e CBN no noticiário sobre a disputa presidencial de 2006 no Brasil. A partir de teorias sobre o jornalismo como construção ou como espelho da realidade; os elementos éticos e técnicos fundamentais da atividadeprofissional; as condições de produção; e as formas de controle da informação, procurou-se verificar em que medida as duas emissoras ofereceram um jornalismo com isenção, equilíbrio, e objetividade. Buscou-se compreender o conteúdo e o sentido do discurso das mídias, trabalhando na seleção dos temas e das fontes das notícias sobre a campanha eleitoral, avaliando-se o grau de agendamento e enquadramento de temas políticos, a fim de verificar o equilíbrio da cobertura jornalística da disputa eleitoral nas duas emissoras de rádio. A principal conclusão a que chegamos é de que houve mais protagonismo político das mídias na cobertura do processo eleitoral (política da mídia) do que o processo de produção de notícias sobre acontecimentos políticos (política na mídia), segundo as exigências de isenção, de equilíbrio e de objetividade requeridas da prática jornalística.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAgendamentopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectRadiojornalismopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subject.otherEleiçõespt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherRadiojornalismopt_BR
dc.titleA política na mídia, a política da mídia: a cobertura das eleições presidenciais de 2006 nas rádios CBN e Band News FMpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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