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Type: Tese de Doutorado
Title: As metaimagens na televisão contemporânea: Rede Globo, MTV e suas vinhetas
Authors: Felipe de Castro Muanis
First Advisor: Patricia Moran Fernandes
First Referee: Bruno Souza Leal
Second Referee: Maria Regina de Paula Mota
Third Referee: Vera Lucia Follain de Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee4: Oliver Fahle
Abstract: O objetivo específico desta tese é comprovar que as metaimagens televisivas continuam mantendo o seu poder de interrupção, podendo separar ou conectar o fluxo televisivo. Na televisão, as metaimagens podem ser encontradas prioritariamente nos intervalos, em comerciais e vinhetas institucionais. São nas metaimagens presentes nos intervalos dos programas, que se encontram uma grande variedade de imagens, justamente por não se subordinarem, necessariamente, a um texto narrativo, libertando a imagem da dependência da palavra. Não são as metaimagens, portanto, apenas ornamentos ou imagens periféricas no fluxo, mas imagens centrais que muito podem contribuir com uma teoria da televisão e teoria da imagem. Propõe-se aqui adentrar em um rico espaço de investigação, alternativo às análises de conteúdo das emissões, ou ainda, da transmissão em direto. Para tanto se faz uma análise das metaimagens televisivas, suas diferenças e como elas se relacionam com o fluxo e as emissões. A tese toma como base textos de John Fiske, John Thornton Caldwell, Umberto Eco, Thomas Mitchell, Francesco Cassetti e Roger Odin e Oliver Fahle, entre outros autores, para a fundamentação teórica. Para tanto é importante repensar os conceitos de paleo e de neo-televisão, propostos por Eco. Mais do que períodos da história televisiva, são eles também formas do espectador se relacionar com a televisão. Na televisão atual existem programas com formatos antigos de uma televisão clássica, convivendo com formatos novos de uma televisão moderna. A neotelevisão não foi uma ruptura mas sim um processo de mudança que absorveu algumas características da paleo-televisão. Quando existe uma atenção do espectador, específica para um determinado programa que o motiva a estar diante da televisão, se resgata uma postura paleo-televisiva na qual se está atento prioritariamente ao programa e não ao fluxo. Nesses casos as metaimagens ainda teriam valor de interrupção para o espectador. Quando, por outro lado, se está diante do fluxo, fazendo uma leitura transversal às emissões, eventualmente zapeando, pode-se dizer que o espectador assume uma postura neo-televisiva em que prioriza o contato com o fluxo e não a busca pelo conteúdo da emissão. Desse modo, as etaimagens seriam indistintas das outras imagens no fluxo e não teriam mais, nesses casos, o seu poder de interrupção. Partindo da ideia que a forma de ver televisão não é sempre transversal e em fluxo, comprovamos que as metaimagens, dependendo da postura que o espectador tenha diante da televisão, continua mantendo o seu valor de interrupção. Comerciais e vinhetas institucionais, contudo, têm valores diferentes nesse espaço, conforme observado através de sua análise e decupagem no decorrer da tese. O interesse recai sobre as vinhetas institucionais pela amplitude de possibilidades que elas, sozinhas, oferecem. Elas podem ser desde uma narrativa fechada, conforme encontrado em determinadas vinhetas da MTV, com uma poética pós-moderna que agrega todas as variáveis; até ser uma não-narrativa, como a maior parte das vinhetas institucionais da Rede Globo de Televisão. As vinhetas denotam a passagem e a transformação entre a paleo e neo-televisão, ainda que não seja possível perceber um momento preciso dessa mudança. Por fim, o trabalho tem como objetivo mais amplo, inserir as vinhetas e a transformação da imagem televisiva, em especial das metaimagens, no percurso de transformação da própria imagem: a televisão, como importante meio de comunicação audiovisual na contemporaneidade, não pode ser preterida nas discussões que contemplem estudos acerca de teorias da imagem.
Abstract: The specific aim of this thesis is to confirm that television meta images continue to maintain their power of interruption, being capable of separating or connecting the television flow. On television, meta images can primarily be found during program breaks, in commercials and in institutional vignettes. It is in the meta images presented during the program breaks that we can find a great variety of images, precisely because they are not necessarily ubordinated to a narrative text, disengaging image from dependence on the word. Therefore, meta images are not mere ornaments or peripheral images in the flow, but central images that can much contribute to a television theory and an image theory. In this study, the proposed investigation is an alternative to the analysis of the emission content, or still, direct transmission. For this purpose, we analyze television meta images, their differences and how they relate with the flow and the emission. The theoretical foundation in this thesis is supported by texts by John Fiske, John Thornton Caldwell, Umberto Eco, Thomas Mitchell, Francesco Cassetti, Roger Odin and Oliver Fahle, among other authors. For the purpose of this study, it is important to rethink the concepts of paleo and neotelevision proposed by Eco. Besides constituting periods of television history, they also constitute ways the viewer relates with television. On current television, there are old format programs from classic television, living together with new formats from a modern television. Neo-television was not a breakdown, but a changing process that absorbed some features of paleo-television. When there is specific viewer attention to a certain program that motivates him to be in front of the TV, there is a rescuing of the paleo-television attitude, in which the attention is primarily focused on the program and not on the flow. In such situations, the meta images would be valued as interruption for the viewer. On the other hand, when there is a flow, and the emission reading is transversal, with zapping every now and then, the viewer is said to assume a neo-television attitude, in which the contact with the flow is prioritized over the search for the emission content. Thus, the meta images would be indistinctive from other images in the flow and they would not have, in these cases, the power of interruption. Based on the view that the way of watching television is not always transversal and in flow, we confirm that the meta images, depending on the viewers attitude in relation to television, continue keeping its interruption value. However, commercials and institutional vignettes have different values in such a space, as observed in the analysis and decoupage throughout the thesis. The interest falls onto the institutional vignettes due to the range of possibilities they offer. Those possibilities can range from a closed narrative as those found in certain MTV vignettes, presenting a post-modern poetics that aggregates all the variables, to a non-narrative, like most of the institutional vignettes on Globo Television Network. The vignettes indicate the transition and transformation from paleo-television into neo-television, even though it is not possible to perceive the exact moment of this change. Finally, a broader objective of this study is to insert the vignettes and the transformation of the television image, especially meta images, into the course of image transformation itself: television, as an important contemporary audiovisual means of communication can not be neglected in discussions that contemplate studies on image theories
Subject: Televisão
MTV Brasil
Comunicação
Comunicação de massa
Comunicação audiovisual
Rede Globo
Vinhetas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-84GHUW
Issue Date: 22-Feb-2010
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