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http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822) |
Autor(es): | Fabio Henrique Viana |
Primeiro Orientador: | Adalgisa Arantes Campos |
Primeiro membro da banca : | Jose Newton Coelho Meneses |
Segundo membro da banca: | Andre Cavazotti e Silva |
Terceiro membro da banca: | Francisco de Assis Costa Taborda |
Quarto membro da banca: | Fábio César Montanheiro |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca. |
Abstract: | The objective of this work is to approach the soundscape of the 18th century Vila Rica and compare it with the music written there at the time. Starting from the Canadian composer R. Murray Schafers idea (2001) of music as the best permanent register of sounds from the past, constituting itself a kind of ideal soundscape that recreates in imagination something similar to the soundscape that we find in the period in which that music was written, we intend to evaluate in which way the music composed in Vila Rica, in the 18th century, idealizes the soundscape of which such music is constituent. In the first two chapters we describe the sounds heard in public spaces of Vila Rica and the worship calendar of the parish of Pilar, which is taken as a parameter of time measurement at the Vila. In the two last chapters, the soundscape of Vila Rica is analyzed and compared with two contemporary musical pieces. The method and sources utilized permitted us to study only the structure of the Vilas soundscape and to recognize a reflection of this structure in the music of this period, which, despite the classical and pre-classical display that it utilizes, may be considered baroque. |
Assunto: | Vila Rica (MG) História História Música Séc XVIII |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-8M5JZR |
Data do documento: | 24-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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