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http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9F5LZ2
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Claudia Cardoso Mesquita | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cesar Geraldo Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | André Guimarães Brasil | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Consuelo da Luz Lins | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Hora Alves de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T13:02:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T13:02:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9F5LZ2 | - |
dc.description.resumo | Ainda é possível narrar? Essa era uma preocupação de Walter Benjamin, que atestava o declínio da narrativa tradicional na modernidade, tendo em vista a decadência da experiência contínua, compartilhada pelo narrador junto aos seus ouvintes nas comunidades onde predominam a transmissão sustentada pela oralidade. Benjamin acreditava que a experiência descontínua e fragmentária do choque, típica das metrópoles, se impunha como princípio formal na estética do cinema. O que propomos investigar no presente estudo é de que modo os ensaios cinematográficos News from home (1977), de Chantal Akerman, e Lost book found (1996), de Jem Cohen, que apresentam autorretratos de estrangeiros que migraram para Nova Iorque, trazem à tona a possibilidade de ainda narrar, por meio da imagem técnica - através, segundo nossa hipótese, do recurso à subjetiva indireta livre, de maneira a aderir ao olhar de um personagem em termos estilísticos. A nosso ver, esses ensaístas criam narradores multifacetados, pois incorporam a subjetiva indireta livre indo além do olhar do personagem: News from home e Lost book found dão forma à experiência coletiva urbana, promovendo uma abertura do ensaio para muitas outras narrativas possíveis. Esses ensaios reconfiguram, assim, o isolamento dos indivíduos na metrópole, fator que contribuiria para a decadência da experiência, e encenam a experiência anônima em meio à multidão que perambula pela grande cidade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Subjetiva indireta livre | pt_BR |
dc.subject | Narrador | pt_BR |
dc.subject | Ensaio | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.other | Lost book found (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Experiência | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.other | News from home (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Ensaio | pt_BR |
dc.title | A narração da experiência em News from home e Lost book found | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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