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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Representações de adolescentes do município de Santa Luzia/MG acerca da doença hepatite B, seus riscos e prevenção
Autor(es): Tatianne Marcia Perdigao de Carvalho
primer Tutor: Maria Imaculada de Fatima Freitas
primer miembro del tribunal : Francisco Carlos Felix Lana
Segundo miembro del tribunal: José Roberto da Silva Brêtas
Resumen: Os adolescentes, por estarem em uma fase peculiar da vida, permeada de novasexperiências e descobertas, são mais vulneráveis às Infecções SexualmenteTransmissíveis IST e, dentre elas, à hepatite B. A vacina é o melhor recursodisponível para a prevenção dessa doença. Entretanto, a cobertura vacinal paraessa faixa etária é baixa em Santa Luzia/MG. O objetivo deste estudo foi o decompreender as representações e atitudes relacionadas à baixa adesão à vacinacontra hepatite B por adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos do município deSanta Luzia/MG. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologiaqualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foirealizada em duas escolas do município, sendo uma de ensino público e a outra deensino privado. Foram entrevistados 23 adolescentes, sete meninos e dezesseismeninas. Os sujeitos foram contactados em seus locais de estudo, durante o horáriodas aulas, e convidados a participar de uma entrevista individual, composta por umquestionário com questões abertas direcionadas para as representações dasInfecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, dentre elas, a hepatite B, sobrevacinas e sobre a vacina contra hepatite B. A análise das entrevistas foifundamentada no método de Análise Estrutural de Narração. Os resultados foramorganizados em quatro categorias: 1) Conhecimentos sobre as infecçõessexualmente transmissíveis; 2) Fontes de informação sobre as infecçõessexualmente transmissíveis; 3) Adolescência e prevenção de IST e; 4) Vacinação evacina contra hepatite B. A interpretação dos dados indicou que os adolescentesnão possuem representações sobre a vacina hepatite B nem sobre essa infecçãoespecificamente. Existe uma representação negativa focada na aids, como umadoença ruim e que mata, porém, as outras IST ganham uma posição secundária noque se refere à gravidade. Em alguns casos, os adolescentes possuem e tambémbuscam informações na escola, na mídia e no convívio social sobre o assunto, masalém do conhecimento ser superficial e, muitas vezes, confuso, não há objetivaçãodesse conhecimento para a construção das representações. A representação davacina como um procedimento doloroso fez parte da infância, porém, hoje, osadolescentes a representam como algo benéfico, preventivo. Entretanto, adesinformação acerca das IST e da existência da vacina contra a hepatite B, aliadaa ausência de práticas de saúde voltadas para esse público, favorecem a baixacobertura vacinal contra a hepatite B e, consequentemente, a maior vulnerabilidadedos adolescentes à hepatite B. Este estudo aponta para a necessidade deimplantação de um programa de educação sexual nas escolas públicas e privadasda cidade, em parceria com o setor saúde, com abordagem na esfera dasexualidade. Pode-se ainda pensar que essa poderia ser a situação de outrosmunicípios de perfil semelhante. Programas educacionais em saúde e serviços deprevenção precisam ser desenvolvidos como uma ação efetiva antes que osadolescentes se envolvam em comportamentos de risco.
Abstract: Adolescents are in a peculiar phase of life, filled with new experiences anddiscoveries. Therefore, they are more vulnerable to Sexually Transmissible Infections STI, including hepatitis B. The vaccine is the best resource available to prevent thisdisease. However, few adolescents are vaccinated in Santa Luzia/MG. The objectiveof this study was to understand the representations and attitudes related to the lowadhesion to the vaccine against hepatitis B by adolescents between 11 to 19 yearsold in the city of Santa Luzia/MG.To reach the goal proposed, qualitativemethodology was used, based on the Social Representations Theory. The researchwas done in two schools of the city, one public, and other private. 23 adolescentswere interviewed, seven boys and sixteen girls. The subjects were contacted in theirstudy places, during the time of the class, and invited to participate in an individualinterview, composed of a questionnaire with essay questions about therepresentations of the Sexually Transmissible Infections (STI), including hepatitis B,about vaccines and the vaccine against hepatitis B. The analysis of the interviewswas based on the Structural Analysis of Narrative. The results were organized in fourcategories: 1) Knowledge about sexually transmissible infections; 2)Informationsource about the sexually transmissible infections; 3) Adolescence and STIprevention and; 4) Vaccination and vaccine against hepatitis B. Data interpretationsindicated that adolescents do not have representations about hepatitis B vaccine norabout these infections specifically. There is a negative representation focused onaids, perceived as a bad disease that kills. However, other STI are put in a secondaryposition when it comes to seriousness. In some cases, adolescents have and seekinformation at school, in the media or in the social aspect of the subject. But thisknowledge is superficial and, many times, confusing. There is not a construction ofrepresentations from this knowledge. The representation of vaccine as a painfulprocedure is a part of childhood. However, nowadays, adolescents represent it assomething good, preventive. Yet, disinformation about STI and about the existenceof a vaccine against hepatitis B, allied with an absence of health practices for thispublic, favor low vaccine coverage against hepatitis B, and, consequently, a highervulnerability of the adolescents. This study points to the need to implement a sexualeducation program in both private and public schools of the city, in a partnership withthe health system, approaching the sexuality sphere. One can still assume that thiscould be the situation in other similar cities. Educational programs in health andprevention services need to be developed as an effective action before adolescentsget involved in risky behavior.
Asunto: Humanos
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Masculino
Questionários
Fatores de Risco
Adolescente
Brasil
Feminino
Hepatite B/prevenção & controle
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção & controle
Educação em Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Comportamento do Adolescente
Vacinas contra Hepatite B
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8ACFQ7
Fecha del documento: 16-ago-2010
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