Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8ACFQ7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Imaculada de Fatima Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Carlos Felix Lanapt_BR
dc.contributor.referee2José Roberto da Silva Brêtaspt_BR
dc.creatorTatianne Marcia Perdigao de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:34:24Z-
dc.date.available2019-08-10T11:34:24Z-
dc.date.issued2010-08-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GCPA-8ACFQ7-
dc.description.abstractAdolescents are in a peculiar phase of life, filled with new experiences anddiscoveries. Therefore, they are more vulnerable to Sexually Transmissible Infections STI, including hepatitis B. The vaccine is the best resource available to prevent thisdisease. However, few adolescents are vaccinated in Santa Luzia/MG. The objectiveof this study was to understand the representations and attitudes related to the lowadhesion to the vaccine against hepatitis B by adolescents between 11 to 19 yearsold in the city of Santa Luzia/MG.To reach the goal proposed, qualitativemethodology was used, based on the Social Representations Theory. The researchwas done in two schools of the city, one public, and other private. 23 adolescentswere interviewed, seven boys and sixteen girls. The subjects were contacted in theirstudy places, during the time of the class, and invited to participate in an individualinterview, composed of a questionnaire with essay questions about therepresentations of the Sexually Transmissible Infections (STI), including hepatitis B,about vaccines and the vaccine against hepatitis B. The analysis of the interviewswas based on the Structural Analysis of Narrative. The results were organized in fourcategories: 1) Knowledge about sexually transmissible infections; 2)Informationsource about the sexually transmissible infections; 3) Adolescence and STIprevention and; 4) Vaccination and vaccine against hepatitis B. Data interpretationsindicated that adolescents do not have representations about hepatitis B vaccine norabout these infections specifically. There is a negative representation focused onaids, perceived as a bad disease that kills. However, other STI are put in a secondaryposition when it comes to seriousness. In some cases, adolescents have and seekinformation at school, in the media or in the social aspect of the subject. But thisknowledge is superficial and, many times, confusing. There is not a construction ofrepresentations from this knowledge. The representation of vaccine as a painfulprocedure is a part of childhood. However, nowadays, adolescents represent it assomething good, preventive. Yet, disinformation about STI and about the existenceof a vaccine against hepatitis B, allied with an absence of health practices for thispublic, favor low vaccine coverage against hepatitis B, and, consequently, a highervulnerability of the adolescents. This study points to the need to implement a sexualeducation program in both private and public schools of the city, in a partnership withthe health system, approaching the sexuality sphere. One can still assume that thiscould be the situation in other similar cities. Educational programs in health andprevention services need to be developed as an effective action before adolescentsget involved in risky behavior.pt_BR
dc.description.resumoOs adolescentes, por estarem em uma fase peculiar da vida, permeada de novasexperiências e descobertas, são mais vulneráveis às Infecções SexualmenteTransmissíveis IST e, dentre elas, à hepatite B. A vacina é o melhor recursodisponível para a prevenção dessa doença. Entretanto, a cobertura vacinal paraessa faixa etária é baixa em Santa Luzia/MG. O objetivo deste estudo foi o decompreender as representações e atitudes relacionadas à baixa adesão à vacinacontra hepatite B por adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos do município deSanta Luzia/MG. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a metodologiaqualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foirealizada em duas escolas do município, sendo uma de ensino público e a outra deensino privado. Foram entrevistados 23 adolescentes, sete meninos e dezesseismeninas. Os sujeitos foram contactados em seus locais de estudo, durante o horáriodas aulas, e convidados a participar de uma entrevista individual, composta por umquestionário com questões abertas direcionadas para as representações dasInfecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, dentre elas, a hepatite B, sobrevacinas e sobre a vacina contra hepatite B. A análise das entrevistas foifundamentada no método de Análise Estrutural de Narração. Os resultados foramorganizados em quatro categorias: 1) Conhecimentos sobre as infecçõessexualmente transmissíveis; 2) Fontes de informação sobre as infecçõessexualmente transmissíveis; 3) Adolescência e prevenção de IST e; 4) Vacinação evacina contra hepatite B. A interpretação dos dados indicou que os adolescentesnão possuem representações sobre a vacina hepatite B nem sobre essa infecçãoespecificamente. Existe uma representação negativa focada na aids, como umadoença ruim e que mata, porém, as outras IST ganham uma posição secundária noque se refere à gravidade. Em alguns casos, os adolescentes possuem e tambémbuscam informações na escola, na mídia e no convívio social sobre o assunto, masalém do conhecimento ser superficial e, muitas vezes, confuso, não há objetivaçãodesse conhecimento para a construção das representações. A representação davacina como um procedimento doloroso fez parte da infância, porém, hoje, osadolescentes a representam como algo benéfico, preventivo. Entretanto, adesinformação acerca das IST e da existência da vacina contra a hepatite B, aliadaa ausência de práticas de saúde voltadas para esse público, favorecem a baixacobertura vacinal contra a hepatite B e, consequentemente, a maior vulnerabilidadedos adolescentes à hepatite B. Este estudo aponta para a necessidade deimplantação de um programa de educação sexual nas escolas públicas e privadasda cidade, em parceria com o setor saúde, com abordagem na esfera dasexualidade. Pode-se ainda pensar que essa poderia ser a situação de outrosmunicípios de perfil semelhante. Programas educacionais em saúde e serviços deprevenção precisam ser desenvolvidos como uma ação efetiva antes que osadolescentes se envolvam em comportamentos de risco.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHepatite Bpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmentept_BR
dc.subjectEnfermagem de Saúde Públicapt_BR
dc.subjectVacinação contra aHepatite B/adolescentespt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectTransmissíveispt_BR
dc.subjectImunizaçãopt_BR
dc.subject.otherHumanospt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subject.otherMasculinopt_BR
dc.subject.otherQuestionáriospt_BR
dc.subject.otherFatores de Riscopt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherFemininopt_BR
dc.subject.otherHepatite B/prevenção & controlept_BR
dc.subject.otherDoenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção & controlept_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherSíndrome de Imunodeficiência Adquiridapt_BR
dc.subject.otherComportamento do Adolescentept_BR
dc.subject.otherVacinas contra Hepatite Bpt_BR
dc.titleRepresentações de adolescentes do município de Santa Luzia/MG acerca da doença hepatite B, seus riscos e prevençãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatiane__m_rcia_perdig_o_de_carvalho.pdf639.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.