Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8GYG5B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Competências dos profissionais de saúde nas praticas educativas em diabetes tipo 2 na atenção primária em sáude
Autor(es): Laura Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Heloisa de Carvalho Torres
Primeiro membro da banca : Marta Araujo Amaral
Segundo membro da banca: Kenia Lara da Silva
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes tipo 2 na Atenção Primária, de modo a contribuir para melhorar o controle metabólico da doença. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado com profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), inseridos em quatro Centros de Saúde do município de Belo Horizonte (MG), no ano de 2010. Um total de dez profissionais de saúde participou das entrevistas semiestruturadas e do grupo focal, a fim de conhecer e discutir o cotidiano das práticas educativas em diabetes tipo 2 e as competências de cada profissional envolvido no processo de ensino aprendizagem, além dos fatores que agem como facilitadores ou barreiras para educação do autocontrole em diabetes. Os resultados foram tratados e analisados pelo método de análise de conteúdo, e organizados a partir da identificação das seguintes categorias empíricas: 1) Importância das Práticas Educativas; 2) Trabalho em Equipe; 3) Conhecimentos; 4) Habilidades; e 5) Atitudes. Esse estudo mostra a importância de se reorientar as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes, por meio da capacitação, educação permanente e do fortalecimento do trabalho em equipe, de forma a estabelecer estratégias de promoção, prevenção e controle da doença.
Abstract: This study aimed to understand the skills of health professionals in educational practices in Type 2 Diabetes in Primary Care, to help improve metabolic control. This is a qualitative case study conducted with health professionals who work at the Family Health Strategy (FHS) and the Support Center for Family Health (NASF), inserted in four Health Centers in the city of Belo Horizonte (MG), 2010. A total of ten health professionals participated in semi-structured interviews and focus groups to meet and discuss the daily practices of education in type 2 diabetes and skills of each professional involved in teaching and learning process, besides the factors that act as facilitators or barriers to self-education in diabetes. The results were processed and analyzed using content analysis and were organized based on the empirical identification of the following categories: 1) Importance of Educational Practices; 2) Teamwork; 3) Knowledge; 4) Skills; and 5) Attitudes. This study shows the importance of reorienting the skills of health professionals in the practices in diabetes education through training, continuing education and the strengthening of teamwork in order to establish strategies to promote prevention and disease control.
Assunto: Competência Clínica
Humanos
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Educação de Pacientes
Diabetes Mellitus Tipo 2/prevenção & controle
Atenção Primária à Saúde
Autocuidado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8GYG5B
Data do documento: 18-Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laura_maria_dos_santos.pdf660.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.