Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNNFG
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Piano Complementar e a Interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do bacharelado e da licenciatura |
Autor(es): | Maria Inez Lucas Machado |
primer Tutor: | Ana Claudia de Assis |
primer miembro del tribunal : | Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa |
Segundo miembro del tribunal: | Oiliam Jose Lanna |
Resumen: | O estudo estabelece fundamentos para uma abordagem interdisciplinar do Piano Complementar que possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no Bacharelado e na Licenciatura. São discutidos e contextualizados temas como o ensino e o desenvolvimento musical, os percursos de aprendizagem que precedem a Graduação em Música, a integração pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação. Da mesma forma, são tratadas as concepções de alguns pensadores a respeito do fazer artístico, correlacionando-as diretamente com a prática e com a reflexão sobre a música e o ensino musical. A observação ativa do desempenho discente e o estudo sobre opiniões e dados colhidos junto a alunos da Escola de Música da UFMG e professores, provenientes de outras duas instituições de ensino superior de música, trouxeram subsídios para as considerações e propostas pedagógicas apresentadas. |
Abstract: | This study establishes the basis for an interdisciplinary approach of Secondary Piano, which could promote integration between diverse fields of the academic formation at undergraduate level, both in the Bachelor of Music and Teaching Certification degrees. Themes like teaching, musical development, pre-college musical learning and the pedagogic integration between appreciation, performance and composition, are discussed and contextualized. In the same way, some thinkers ideas regarding art making are approached and directly related to the practice and reflection about music and music education. The active observation of the performance by students and the study of the opinions and data from students and teachers of the Federal University of Minas Gerais School of Music, as well as teachers from two different music colleges, provided foundations for the considerations and pedagogical propositions presented. |
Asunto: | Piano Instrução e ensino Musica Abordagem interdisciplinar do conhecimento Piano |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNNFG |
Fecha del documento: | 17-dic-2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao.pdf | 24.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.