Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRGXQ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O ensino de violino no estágio pré-operacional: um estudo piloto sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento |
Autor(es): | Kenia Adriane Pinto Chantal |
primer Tutor: | Edson Queiroz de Andrade |
primer miembro del tribunal : | Maria Cecilia Cavalieri Franca |
Segundo miembro del tribunal: | Andre Cavazotti e Silva |
Tercer miembro del tribunal: | Yara Vieira Quércia |
Resumen: | Este trabalho é um estudo-piloto, de delineamento descritivo, que tem como objetivo investigar como se processa o desenvolvimento técnico de crianças de 3 a 7 anos no aprendizado do violino. Para embasar este trabalho, apresentamos considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento, referentes ao período pré-operacional. Elegemos dez critérios técnicos para avaliarmos o desempenho das crianças, durante o período de um ano. Os critérios foram analisados em um repertório de cinqüenta peças, com estilos diversos e níveis de dificuldades gradativos. O contexto de realização da pesquisa é o Allegretto Centro de Educação Musical, uma escola especializada de música em Belo Horizonte, que desenvolve um trabalho musical consistente com crianças de 0 a 12 anos e também com adolescentes e adultos. Os resultados apresentados neste trabalho são iniciais, e merecem receber um maior aprofundamento em estudos futuros. |
Abstract: | This work is a study which has a descriptive outline and it focuses the investigative analysis on how technical development occurs with children in learning to play the violin. In order to enrich this work, we should consider some aspects of the Cognitive and Development Psychology, which refer to different and specific ages that are between three and seven years old. We have selected ten technical criteria to evaluate the childrens development, during a period of a year. These criteria were analyzed in a repertoire of fifty pieces, with different styles and gradation levels of difficulty. For this research we observed violin students from Allegretto, a Musical Educational Center located in Belo Horizonte. This Center develops a consistent musical work with children and also with teenagers and adults. The results shown in this study are initial and they deserve receive deeper investigation in the future. |
Asunto: | Cognição nas crianças Violino Instrução e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRGXQ |
Fecha del documento: | 12-dic-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
04._disserta__o_completa.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.