Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRGXQ
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Edson Queiroz de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Cecilia Cavalieri Franca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andre Cavazotti e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Yara Vieira Quércia | pt_BR |
dc.creator | Kenia Adriane Pinto Chantal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T01:44:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T01:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2007-12-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRGXQ | - |
dc.description.abstract | This work is a study which has a descriptive outline and it focuses the investigative analysis on how technical development occurs with children in learning to play the violin. In order to enrich this work, we should consider some aspects of the Cognitive and Development Psychology, which refer to different and specific ages that are between three and seven years old. We have selected ten technical criteria to evaluate the childrens development, during a period of a year. These criteria were analyzed in a repertoire of fifty pieces, with different styles and gradation levels of difficulty. For this research we observed violin students from Allegretto, a Musical Educational Center located in Belo Horizonte. This Center develops a consistent musical work with children and also with teenagers and adults. The results shown in this study are initial and they deserve receive deeper investigation in the future. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo-piloto, de delineamento descritivo, que tem como objetivo investigar como se processa o desenvolvimento técnico de crianças de 3 a 7 anos no aprendizado do violino. Para embasar este trabalho, apresentamos considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento, referentes ao período pré-operacional. Elegemos dez critérios técnicos para avaliarmos o desempenho das crianças, durante o período de um ano. Os critérios foram analisados em um repertório de cinqüenta peças, com estilos diversos e níveis de dificuldades gradativos. O contexto de realização da pesquisa é o Allegretto Centro de Educação Musical, uma escola especializada de música em Belo Horizonte, que desenvolve um trabalho musical consistente com crianças de 0 a 12 anos e também com adolescentes e adultos. Os resultados apresentados neste trabalho são iniciais, e merecem receber um maior aprofundamento em estudos futuros. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do violino | pt_BR |
dc.subject | Allegretto | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição nas crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Violino Instrução e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de violino no estágio pré-operacional: um estudo piloto sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
04._disserta__o_completa.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.