Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-ASMFYS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A atuação multifacetada do percussionista: desafios de performance em três obras para percussão solo |
Autor(es): | Monica Rocio Navas Loma |
Primeiro Orientador: | Fernando de Oliveira Rocha |
Primeiro membro da banca : | Carlos Eduardo Di Stasi |
Segundo membro da banca: | Fernando Martins de Castro Chaib |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a interação entre o percussionista contemporâneo com outras áreas de conhecimento, em função de exigências do repertório de meados do século XX em diante. Para descrever esta interação adotaremos o conceito de percussionista multifacetado, que foi inspirado no conceito de atuação polifônica desenvolvido pelo ator e pesquisador Ernani Maletta. Ao longo deste trabalho são apresentadas certas habilidades mais recorrentes exigidas dos percussionistas no repertório atual: aprendizado de técnicas e instrumentos das mais diversas culturas, capacidade de criar e/ou modificar instrumentos, incorporação de elementos da linguagem teatral (sobretudo uso do gesto e da voz), conhecimento de elementos básicos de tecnologia. Finalmente são apresentadas e discutidas três obras, nas quais muitas destas habilidades são exigidas do performer: Silence must be!, de Thierry De Mey; Cinnabar Heart, de Chinnary Ung; e Double, de Aurélio Edler-Copes. |
Abstract: | This paper discusses the interaction between the contemporary percussionist and other areas of knowledge, in function of the repertory requirements around the second half of the twentieth century onwards. To describe this interaction we will adopt the concept of percussionist multifaceted, which was inspired by the concept of atuação polifonica developed by the actor and researcher Ernani Maletta. Throughout this paper are presented some of the most recurrent skills required by percussionists in the current repertoire: learning techniques and instruments from the most diverse cultures, capacity to create and / or modify instruments, incorporation of elements of theatrical language (mainly use of gesture and voice ), knowledge of basic elements of technology. Finally, three works are presented and discussed, in which many of these skills are required of the performer: Silence must be!, by Thierry De Mey; Cinnabar Heart, of Chinnary Ung; and Double, by Aurélio Edler-Copes. |
Assunto: | Performance musical Musica Música para percussão |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-ASMFYS |
Data do documento: | 24-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_de_mestrado.pdf | 6.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.