Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-B4WFSA
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Os projetos de trabalho como alternativa para aulas de música nas escolas de Educação Básica: um estudo de caso em uma escola do sistema privado de ensino de Belo Horizonte, MG
Autor(es): Evandro Carvalho de Menezes
Primeiro Orientador: Heloisa Faria Braga Feichas
Primeiro Coorientador: Walenia Marilia Silva
Primeiro membro da banca : Lucia Helena Alvarez Leite
Segundo membro da banca: Liberia Rodrigues Neves
Terceiro membro da banca: Nair Aparecida Rodrigues Pires
Quarto membro da banca: Cristiane Maria Galdino de Almeida
Resumo: Esta pesquisa aborda a educação musical no contexto das Escolas de Educação Básica. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de uma escola do sistema privado de ensino de Belo Horizonte, MG. Epistemologicamente, a instituição apresenta-se fundada na perspectiva construtivista e, politicamente, nos princípios da educação democrática, adotando os projetos como estratégia privilegiada de aprendizagem. O estudo buscou compreender e descrever um projeto desenvolvido pelo professor de Música em uma turma do 3º ciclo do Ensino Fundamental. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical. A abordagem metodológica se deu pelo paradigma qualitativo, respaldada pelo estudo de caso com observação participante. As práticas musicais foram analisadas a partir da perspectiva de educadores e autores que se dedicaram ao estudo e/ou aplicação prática dos projetos de trabalho em diferentes países, Brasil (ALVAREZ LEITE, 1996, 2007, 2014), (MARTINS, 2011), (NOGUEIRA, 2001, 2009); Portugal (NIZA, 2015f); Espanha (HERNÁNDEZ, 1998b); e França (BOUTINET, 2002), (JOLIBERT, 1994a, 1994b, 2006). O processo pedagógico-musical conduzido sob a perspectiva das ações em projeto apresentou-se como alternativa para a inclusão da Música na Educação Básica. As conclusões apontaram para a necessidade da compreensão dos fundamentos desta postura pedagógica pelos educadores musicais e para a necessária adequação de sua utilização a cada contexto específico. A presente pesquisa pretende contribuir para a reflexão e a prática no que diz respeito à inclusão da Música nas Escolas de Educação Básica, compreendido como um espaço de formação global e de democratização da cultura. O estudo pretende ainda contribuir para a formulação de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas para a inclusão da Música nas escolas, procurando equacionar as especificidades da disciplina às do contexto.
Abstract: This research approaches music education in the context of Basic Education Schools. The empirical field of research consisted of a private school in Belo Horizonte, MG. Epistemologically, the institution presents itself based on the constructivist perspective and, politically, on the principles of democratic education, adopting the projects as a privileged learning strategy. The study sought to understand and describe a project developed by the music teacher in a class of the 3rd cycle of Primary Education. The research object is in the sociocultural field of musical education. The methodological approach was based on the qualitative paradigm, supported by the case study with participant observation. The musical practices were analyzed from the perspective of educators and authors who dedicated themselves to the study and / or practical application of work projects in different countries, Brazil (ALVAREZ LEITE, 1996, 2007, 2014), (MARTINS, 2011), (NOGUEIRA, 2001, 2009); Portugal (NIZA, 2015f); Spain (HERNÁNDEZ, 1998b); and France (BOUTINET, 2002), (JOLIBERT, 1994a, 1994b, 2006). The pedagogical-musical process conducted under the perspective of actions in the project was presented as an alternative for the inclusion of Music in Basic Education. The conclusions pointed to the need to understand the fundamentals of this pedagogical posture by musical educators and the necessary adaptation of their use to each specific context. This research aims to contribute to the reflection and the practice regarding the inclusion of Music in Basic Education Schools, understood as a space for global training and democratization of culture. The study also intends to contribute to the formulation of appropriate pedagogical and methodological proposals for the inclusion of Music in schools, trying to equate the specifics of the discipline with those of the context.
Assunto: Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-B4WFSA
Data do documento: 4-Set-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_evandro_menezes.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.