Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-62TJ9A
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Pedagogia do lar/oficina: produção, mobilização e aquisição do conhecimento no trabalho das costureiras faccionistas de Divinópolis
Autor(es): Rosangela Maria Pereira
Primeiro Orientador: Antonia Vitoria Soares Aranha
Primeiro membro da banca : Magda Maria Bello de Almeida Neves
Segundo membro da banca: Eloisa Helena Santos
Terceiro membro da banca: Antonio Julio de Menezes Neto
Resumo: Este trabalho investiga as transformações que, principalmente nos últimos anos, tem levado relevante número de costureiras da fábrica para o trabalho em suas próprias residências. Procuramos entender como as trabalhadoras domiciliares da indústria de confecção de Divinópolis, as faccionistas, vivenciam as novas condições marcadas por formas flexíveis de trabalho e a partir daí as relações estabelecidas entre trabalho domiciliar, qualificação profissional e o saber produzido no processo de trabalho. A hipótese da investigação é de que a precarização das relações de trabalho não provocam, automaticamente, a precarização do conhecimento mobilizado, construído e adquirido pela trabalhadora faccionista no processo de trabalho. Buscamos, no processo de trabalho, no seu acontecendo, o que denominamos a Pedagogia do Lar/Oficina, as dimensões educativas do trabalho domiciliar. Buscamos, assim, entender as dimensões contraditórias deste processo educativo, ou seja, como a relação capital/trabalho, nesse momento histórico atual, tem trazido a precarização das relações contratuais de trabalho, mas simultaneamente tem criado também condições, particularmente nas relações estabelecidas dentro do lar-oficina, no processo de organização do trabalho domiciliar, uma relação da trabalhadora com o saber que recupera o domínio do saber sobre o trabalho total, associado a uma maior capacidade criativa.
Abstract: Ce travail étudie les transformations qui, principalement dans les dernières années, emment un nombre significatif des couturières de l'usine pour le travail dans leurs résidences. Nous recherchons comprendre comme les ouvrières domiciliaires de l'industrie de la confection de Divinópolis, les faccionistas, vivent profondément les nouvelles conditions marquées pour les formes flexibles du travail et à partir des relations établies entre le travail domiciliaire, la qualification professionnel et le savoir produit dans le procès du travail. Lhypothèse de lenquête est due de labsente de formalité des relations du travail que ne provoquent pas, automatiquement, la precarité de la connaissance mobilisée construite et acquise pour louvrière faccionista dans le procès du travail. Nous cherchons dans le procés du travail, in loco, ce que nous nommons la Pedagogia do Lar/Oficina, les dimensions éducatives du travail domiciliaire. Nous recherchons ainsi, comprendre les dimensions contradictoires de ce procès éducatif, soit, comme la relation capital/travail, a ce moment historique courant, il a apportée labsente de formalité des relations du travail, mais simultanément on a créé également des conditions, en particulier dans les relations établies à l'intérieur de la maison-atelier, dans le procés dorganisation du travail domiciliaire, une relation de louvrière avec le savoir quelle récupère le domaine du savoir sur tout le travail, associé à lune plus grande capacité créatrice.
Assunto: Oficinas
Educação
Trabalho  Educação
Lar e escola
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-62TJ9A
Data do documento: 20-Ago-2004
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