Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-67BJG2
Type: Tese de Doutorado
Title: Tendências de dilemas nas políticas públicas de formação de professores para as séries iniciais: o caso do Pará
Authors: Arlete Maria Monte de Camargo
First Advisor: Luciola Licinio de C P Santos
First Referee: Edil Vasconcelos de Paiva
Second Referee: Leila de Alvarenga Mafra
Third Referee: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
metadata.dc.contributor.referee4: Samira Zaidan
Abstract: A análise do processo de mudanças nas concepções curriculares sobre a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental em nível superior se constitui no objetivo central deste estudo. Para isto desenvolveu-se análise dos discursos veiculados em textos oficiais, textos acadêmicos e oriundos dos movimentos sociais organizados sobre currículos de formação de professores para os anos iniciais da escolaridade com vista a estabelecer relação entre essas influências e a recontextualização de novas propostas curriculares (textos escritos) dos cursos de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de instituições de ensino superior no estado do Pará, no caso a UEPA, UFPA e UNAMA. A influência do espaço discursivo relativo às orientações oficiais se refletirá nos textos analisados através da evidência dada aos componentes curriculares direcionados para a prática docente e conteúdos do Ensino Fundamental. Um outro aspecto a ser destacado é a influência do espaço discursivo construído pela ANFOPE evidenciado através da incorporação de conceitos como base comum nacional e trabalho pedagógico, sobretudo nos cursos de Pedagogia voltados para formação de professores para as séries iniciais. À exceção do curso de Pedagogia da UFPA, a análise do currículo das instituições estudadas confirma ainda a tendência em desenvolver cursos de formação em serviço, através de propostas diferenciadas, de menor duração, tendência que pode ser observada em âmbito nacional e internacional e que se insere dentro da lógica que privilegia a relação custo-benefício. A análise dos diferentes currículos evidencia ainda a idéia de intertextualidade, tendo em vista que é possível perceber no discurso desses textos a presença de tantos outros enunciados, oriundos de distintas formações discursivas.
Abstract: The main objective of this study was to analyse the curricular changing processes of teacher education programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school that have taken place at three universities in the state of Pará, northern region of Brazil. The universities are Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), and Universidade da Amazônia (UNAMA). In order to accomplish this objective I analysed different texts on the issue from different sources, which include official texts, academic texts, and non-official and non-academic texts by representatives of groups involved in curricular discussions. I also analysed the new curricula for teacher education programs aiming at educating teachers for the first grades of fundamental school at the previously mentioned universities. I was particularly interested in understanding how the different conceptions present in those texts influenced the new teacher education programs. Two main contributions from the official texts were identified: the curricular constituents of teaching practice, and the decisions about what the table of contents for the fundamental school should be. One contribution from the texts generated inside the Associação Nacional para a Formação de Profissionais da Educação (ANFOPE) was identified: the embodiment of concepts such as national basic curriculum and pedagogical work, specially within Pedagogy Programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school. I believe it is worthy mentioning that the different conceptions of the groups that had discussed curricular changing inside the different universities is an embodiment of their beliefs and that they have been of primary importance to the processes. The analysis of the different curricula makes it evident that they display an interplay of different voices from different texts.
Subject: Educação
Professores Formação
Práticas pedagógicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-67BJG2
Issue Date: 20-Dec-2004
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arlete_maria_monte_de_camargo.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.