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Type: Dissertação de Mestrado
Title: As organizações da sociedade civil de Belo Horizonte em parceria com a escola: reproduções, confrontos e convergências
Authors: Mariza Brandao Esteffanio
First Advisor: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
First Referee: Angela Imaculada L de F Dalben
Second Referee: Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Abstract: Trata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação, sobre políticas públicas. O objetivo é analisar experiências de parcerias sistemáticas entre escolas e organizações da sociedade civil, observando que ações conjuntas conseguem realizar na perspectiva do direito à educação e de maior eqüidade social. Busca-se uma análise da interface entre política de assistência social e educação, a partir do olhar sobre a realização de parcerias das escolas com instituições conveniadas para execução de serviços socioassistenciais. A política municipal de assistência social em Belo Horizonte implementa várias ações e programas com o objetivo, dentre outros, de tornar mais acessível à população em situação de vulnerabilidade social, os bens e serviços disponíveis no Município. O Programa de Socialização Infanto-juvenil, dirigido às crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, oferece, em horário complementar à escola, atividades socioeducativas. As organizações da sociedade civil OSCs que executam este programa, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social SMAAS, em geral não mantêm com as escolas de origem das crianças e adolescentes atendidos relações próximas. O que este projeto de pesquisa propõe é analisar como algumas dessas OSCs conseguem manter parcerias sistemáticas com as escolas e em que direção essas ações se complementam, se confrontam e se desenvolvem. A partir do objetivo de inclusão social, dentro das Escolas e das Organizações da Sociedade Civil OSCs, quais seriam os pontos de influência de uma e outra cultura institucional ? Em resumo, se estas conseguem estabelecer uma relação de apropriação e troca dos saberes próprios de cada um desses espaços de socialização e como sto se reflete na expectativa de potencializar o direito à educação e a inclusão social das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As escolas de Belo Horizonte estão envolvidas, nesse momento, no processo de implantação da educação em horário integral, que estabelece uma extensão da jornada escolar no ensino fundamental. Esta realidade vai mplicar em decisões de políticas educacionais que apontam para algum tipo de parceria com Universidades e OSCs, e na organização de espaços dentro e fora da escola. Neste sentido esta pesquisa busca relacionar algumas contribuições do estudo em foco com as diretrizes da política educacional em Belo Horizonte.
Abstract: Cette recherche est une maîtrise en éducation, sur les politiques publiques. L'objectif est d'examiner les expériences systématique de partenariats entre les écoles et la société civile, en notant que des actions communes visent à atteindre l'angle du droit à l'éducation et à une plus grande équité sociale. On cherche une analyze de l'interface entre la politique de sécurité sociale et d'éducation, à travers la reálization de partenariats avec des institutions de l'école pour exércuter des services d' assistance sociale. La politique municipale d'aide sociale à Belo Horizonte met en uvre de diverses activités et programmes, dans le but, entre autres, de le rendre plus accessible à la population dans une situation de vulnérabilité sociale, les biens et les services disponibles dans la ville. Le Programme de Socialisation Enfance-jeunesse, à destination des enfants et des adolescents âgés de 6 à 14 ans, propose, à l'heure complémentaire à l'école, des activités sociales éducatives. Les organisations - OSCs qui executent ce programme, en partenariat avec le Département Municipal de la Protection Sociale em géneral ne maintiennent pas des relations intimes avec les écoles d'origine des enfants e des adolescents qui participent au programme. Ce que ce projet de recherche propose c' est d' analyser comment certaines de ces OSCs peuvent garder systématiquement des partenariats avec les écoles et dans quelle direction ces actions peuvent être complémentaires peuvent se comfronter et se développer. Á partir de l'inclusion sociale dans les écoles et dans les organizations de la société civile - OSCs, quels seraient les points d'influence de l'une ou de l'autre culture institutionnelle? En bref, si elles peuvent établir une relation de propriété et d'échange des connaissances spécifiques à chacun de ces domaines de la société et comment cela se reflète dans l'attente de la potentialiser le droit à l'éducation et l'inclusion sociale des enfants et des adolescents dans les situations de vulnérabilité. Les écoles de Belo Horizonte sont impliquées à ce moment-là, dans le processus de déploiement d'enseignement à plein temps, établissant une prolongation de la journée scolaire dans les écoles élémentaires. Cette réalité implique des décisions sur les politiques éducatives qui mirent à une sorte de partenariat avec les universités et les OSCs, et dans l'organisation de l'espace intérieur et extérieur de l'école. En ce sens, cette recherche vise à relier certaines contributions de l'étude en évidence avec les lignes directrices de la politique éducationnalle à Belo Horizonte.
Subject: Organizações não-governamentais
Educação
Educação e Estado
Educação Políticas públicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7L3E62
Issue Date: 4-Nov-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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