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Type: Tese de Doutorado
Title: Trabalho e conflito docente: experiências em escolas de educação profissional no Brasil e na Argentina
Authors: Savana Diniz Gomes Melo
First Advisor: Dalila Andrade Oliveira
First Referee: Adriana Maria Cancella Duarte
Second Referee: Maria Rita Neto Sales Oliveira
Third Referee: Joao Antonio de Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno
Abstract: Esta tese buscou compreender as ações dos docentes ante as reformas da educação profissional da década de 1990, no Brasil e na Argentina. O problema de investigação residiu no fato dessas reformas haverem ocorrido no contexto mais amplo de reformas dos Estados e de reformas educacionais desses países que, sob a lógica do gerencialismo, acarretaram significativas mudanças na relação estabelecida com a sociedade, com os destinatários das políticas públicas e com os trabalhadores, inclusive os do próprio Estado. Como resultado desses processos de reconfiguração, destacou-se, entre outros, o ajuste empreendido sobre o trabalho, que representou perdas de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. As reconfigurações dos Estados tiveram êxitos em muitos de seus propósitos. Embora os processos tenham enfrentado resistência, esta não foi suficiente para revertê-los. No setor da educação, as reformas implicaram modificações na organização da escola e do trabalho docente. Em paralelo, o conflito protagonizado pelos docentes contra políticas consideradas prejudiciais à educação, à escola pública e aos seus trabalhadores adquiriu maior expressão, sobretudo no âmbito sindical. No campo da educação profissional, esses processos também se expressaram com particularidades que o presente estudo buscou demonstrar. O objetivo da investigação foi examinar o movimento de adesão e/ou resistência dos docentes no dia-a-dia de seu trabalho, no contexto estudado, analisando a natureza, a motivação, o sentido e o significado das manifestações de conflito emergentes das transformações ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho escolar em uma escola técnica argentina e uma brasileira. Em síntese, pretendeu-se evidenciar e analisar os processos representativos de resistência em curso nas práticas docentes dessas escolas. A investigação se configurou como estudo de casos comparados, contando com pesquisa documental e instrumentos de coleta de dados quantitativos (questionário) e qualitativos (entrevistas, depoimentos e observação de campo). O estudo evidenciou convergências e divergências no que tange às reformas e às políticas públicas para a educação profissional, à organização dos sistemas de ensino, à organização escolar e ao trabalho docente, entre outras. Seus resultados comprovaram haver resistência cotidiana dos docentes nas escolas pesquisadas e que as ações empreendidas no enfrentamento das dificuldades diárias de seu trabalho revelam tanto traços de reprodução da lógica do capital quanto de oposição a ela. Em geral, contrapondo-se à precarização do trabalho, algumas dessas ações são empreendidas como estratégias deliberadas de indivíduos e/ou grupos, chegando, às vezes, a constituir-se em movimentos coletivos fora dos sindicatos, como se verificou no caso argentino. Em ambos os países, a resistência manifestada por diferentes motivações, formatos e freqüência se apresenta complexa, difusa, implícita, nem sempre visível, mas, através dela, os docentes obtêm alguns ganhos imediatos, distintos dos obtidos pela via sindical. Do estudo, pôde-se depreender que as ações de resistência cotidiana dos docentes, ao apresentarem o sentido de acúmulo de forças e ensejarem potencialidades emancipatórias, podem chegar a contribuir com a luta mais ampla da classe trabalhadora em momentos em que essa seja generalizada, oportuna e potencialmente transformadora das relações sociais.
Abstract: En esta tesis se buscó comprender las acciones de los docentes frente las reformas de la educación profesional en la década de 1990, en Brasil y Argentina. El problema abordado por esta investigación fué que tales reformas se realizaron en un contexto mas amplio de reformas de los Estados y de reformas educacionales de estos países que, bajo la lógica gerencial, provocaron significativos cambios en la relación establecida con la sociedad, los destinatarios de las políticas públicas y los trabajadores, incluso los del propio Estado. Como resultado de estos procesos, se acentuó, entre otros, el ajuste emprendido sobre el trabajo, que representó pérdidas de derechos históricamente conquistados por los trabajadores. Las reformas de los Estados lograron éxitos en muchos de sus propósitos. Aunque los procesos encontraron resistencia, eso no fue suficiente para detenerlos. En el sector de la educación, las reformas implicaron cambios en la organización de la escuela y del trabajo docente. En paralelo, el conflicto protagonizado por los docentes en políticas consideradas perjudiciales para la educación, la escuela pública y sus trabajadores alcanzó mayor expresión sobretodo en el ámbito sindical. En el campo de la educación profesional, esos procesos también expresaron particularidades que el presente estudio procuró demostrar. El objetivo de la investigación fue examinar el movimiento de adhesión y/o resistencia de los docentes en el día-a-día de su trabajo, en el contexto estudiado, analizando a la naturaleza, la motivación, el sentido y el significado de las manifestaciones de conflicto emergentes de las transformaciones en la organización escolar y en la organización del trabajo escolar en una escuela técnica argentina y una brasileña. En síntesis, se intentó evidenciar y examinar los procesos representativos de resistencia en curso de las prácticas docentes de esas escuelas. La investigación contuvo la configuración de estudio de casos comparados, donde se aportó análisis documentales e instrumentos de colecta de datos cuantitativos (cuestionario) y cualitativos (entrevistas, declaraciones y observación de campo). El estudio evidenció convergencias y divergencias en lo que se refiere a las reformas y las políticas públicas para la educación profesional, la organización de los sistemas de enseñaza, la organización escolar y el trabajo docente, entre otras. Sus resultados comprobaron haber resistencia cotidiana de los docentes en las escuelas investigadas y que las acciones emprendidas en el enfrentamiento de las dificultades diarias de su trabajo revelan tanto rayas de reproducción de la lógica del capital cuanto de oposición a ella. En general, oponiéndose a la precarización del trabajo, algunas de esas acciones son practicadas como estrategias deliberadas de individuos y/o grupos, llegando, a veces, a constituirse en movimientos colectivos fuera de los sindicatos, como se vio en el caso argentino. En ambos países, la resistencia manifiesta por diferentes motivaciones, formatos y frecuencia presentase compleja, difusa, implícita, ni siempre visible, pero, por medio de ella, los docentes obtienen algunas ganancias inmediatas, distintas de las obtenidas por la vía sindical. Del estudio, puede comprenderse que las acciones de resistencia cotidiana de los docentes, al presentaren el sentido de acumulo de fuerzas y ensayaren potencialidades de emancipación, pueden llegar a contribuir con la lucha mas amplia de la clase trabajadora en momentos en que esa sea generalizada, oportuna y potencialmente transformadora de las relaciones sociales.
Subject: Educação
Ensino profissional América Latina
Reforma do ensino Brasil
Professores Aspectos sociais Brasil Argentina
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7QMLQJ
Issue Date: 16-Feb-2009
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