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dc.contributor.advisor1Walmir Matos Caminhaspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Joao Antonio de Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee1Roberto Marcio de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Hélvio Jailson Azevedo Martinspt_BR
dc.creatorCarlos Alexandre Laurentys de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:36:40Z-
dc.date.available2019-08-14T04:36:40Z-
dc.date.issued2004-10-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HSAA-6B6P2E-
dc.description.abstractThis work proposes and implements a methodology to develop a fault diagnosis system applied to lightning arresters. The methodology applies methods based on historical data of measurements of lightning arresters, using techniques of computational intelligence. The systemmakes use of the termovision, leakeage current and radiointerference techniques to generate the diagnosis.The methodology was validated using a database supplied by the CEPEL, getting about 10% of error. This work also contributes to the management of lightning arresters information. The developed computational system implements an environment of work completely integrated, allowing that all the measurements information of lightning arrester to become available to itsusers by a transparent form. The new paradigm for fault diagnosis, management of lightning arresters implemented can be seen by the the improvement of quality and availability of the pertinent information to the lightning arresters.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe e implementa uma metodologia de diagnóstico de falhas em pára-raios. A metodologia aplica métodos baseados em dados históricos de medições, utilizando técnicas de inteligência computacional. O sistema faz uso das técnicas de termografia, corrente de fuga e radiointerferência para diagnosticar a condição operativa em pára-raios. O sistema desenvolvido foi validado utilizando uma base de dados fornecida pelo CEPEL(Centro de Pesquisa em Energia Elétrica), contendo diversos cenários de falhas em pára-raios. O índice de acerto obtido foi de aproximadamente 90%. Esse trabalho também contribui no que diz respeito ao gerenciamento de informações de pára-raios. O sistema computacional desenvolvido implementa um ambiente de trabalho completamente integrado, permitindo que as informaçõespertinentes de medições de pára-raios tornem-se disponíveis aos seus usuários de forma transparente. O novo paradigma para diagnóstico de falhas e processamento de informações de pára-raios desenvolvidos nessa dissertação se traduzem na melhora de qualidade e disponibilidade das informações pertinentes aos pára-raios. A ferramenta se constitui como um sistema de apoio a tomada de decisão para diagnóstico de falhas em pára-raios, sendo atualmente utilizada pelo CEPEL.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleDiagnóstico inteligente de falhas em pára-raiospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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