Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/HSAA-6B6QXZ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelagem e simulação de um pátio de classificação de vagões: estudo de caso para aplicação de um modelo Neurofuzzy
Authors: Jedson Alessandro Damasceno
First Advisor: Walmir Matos Caminhas
First Referee: Benjamim Rodrigues Menezes
Second Referee: Carmen Dea Moraes Pataro
Third Referee: Constantino Seixas Filho
Abstract: O presente trabalho consiste na análise e proposta de melhorias do sistema de controle de um pátio de classificação de vagões, também conhecido como Hump Yard, pertencente a uma companhia mineradora brasileira. Um Hump Yard é, fisicamente, uma rampa seguida de um sistema de frenagem e ramificações de linha férrea em um único pátio.O processo é baseado na ação da gravidade e a atuação é feita através de um ponto de frenagem, o qual determina a velocidade de saída dos vagões, buscando o encaixe suave dos mesmos no final da linha de destino. A finalidade deste Hump Yard é permitir que os vagões descarregados que estejam em estado operacional, possam ser separados dos que necessitam de manutenção. Este sistema é de fundamental importância para seu usuário, uma vez que representa um gargalo para a liberação de vagões vazios, operando continuamente. Numa análise mais detalhada ao longo deste trabalho, será visto que para o estudo do processo como um todo e atendendo uma necessidade do projeto nos testes de plataforma, foi fundamental a elaboração de um simulador do sistema. Este estudo possibilitou a geração de um Banco de Dados e a aplicação de um modelo baseado em rede neurofuzzy, apresentado aqui como proposta de melhoria do algoritmo original.
Abstract: The present work consists of the control system analusis and improvements proposal of a railroad classification yard, also known as Hump Yard, belonging to a Brazilian miner company. A Hump Yard is, physically, a ramp followed by a breaking system and tracks of railroads in a yard. The process is based on the gravity action and the is made through a breaking point, which determines the exit speed of the wagons, looking for the soft fitting of the same ones in the end of the destiny track. The purpose of this Hump Yard is to allow that the discharged wagons in operational state, could be separated from the ones that need maintenance. This system is of fundamental importance for its user, once it represents a bottleneck for the empty wagons liberation, operating continually. In a more detailed analysis along this work will be seen that for the whole process study and assisting a need of the project in the platform tests, it was fundamental the elaboration of a systems simulator. This study made possible the generation of a database and the model application based on neurofuzzy network, presented here as improvement proposal of the original algorithm.
Subject: Engenharia elétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HSAA-6B6QXZ
Issue Date: 6-Feb-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgengeletrica_jedsonalessandrodamasceno_dissertacaomestrado.pdf20.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.