O uso de testes para promover o aprendizado de fatos sobre a teoria da evolução
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Resumo
A evocação de informações previamente memorizadas pode ser uma estratégia didática no contexto educacional e promover a retenção das informações de conteúdo do ensino de ciências. A simples evocação de determinada informação previamente memorizada aumenta a retenção de longo prazo desta informação, fenômeno frequentemente nomeado efeito de testagem. O efeito de testagem é extremamente confiável uma vez que, como demonstrado em algumas revisões, foi replicado em dezenas de estudos. Porém, a aplicação dessa estratégia no ensino em ciências ainda não foi investigada. Este projeto tem como objetivo geral investigar se o efeito de teste pode ser uma estratégia vantajosa para o processo ensino aprendizagem do tema evolução nas aulas de ciências.
Abstract
The retrieval of previously memorized information can be a didactic strategy in the educational context and promote the retention of the content information of science teaching. The simple retrieval of certain previously memorized information increases the long-term retention of this information, a phenomenon often named as "test effect". The testing effect is extremely reliable since, as shown in some reviews, it has been replicated in priors studies. However, the application of this strategy in science teaching hasnt investigated yet. This project has as general objective to investigate if the test effect can be an advantageous strategy for the process learning teaching of the evolution theme in science classes.
Assunto
Neurociências
Palavras-chave
Prática da Evocação, Memória, Efeito de Teste, Aprendizado sobre a Teoria da Evolução