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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fantasmagorias na metrópole: ensaios críticos a partir do circuito cultural praça da liberdade em Belo Horizonte
Autor(es): Pedro Henrique de Mendonca Resende
Primeiro Orientador: Sergio Manuel Merencio Martins
Primeiro membro da banca : Heloisa Soares de Moura Costa
Segundo membro da banca: Claudinei Lourenco
Terceiro membro da banca: Antonio Jose Lopes Alves
Resumo: Refletimos, nestes ensaios críticos, sobre determinadas consequências do processo de modernização para a cidade herdada e o cotidiano em Belo Horizonte. Produtos e condições da modernização, urbanização e metropolização estabelecem-se sob a extensão da reprodução do capital. Observando os vínculos entre reprodução das relações sociais e urbanização, cotidiano e representações ideológicas de uma cidade que se tornou metrópole, analisamos as mudanças e permanências observadas na Praça da Liberdade ao longo de mais de um século. Definida como centro burocrático pelo republicanismo positivista nesta cidade pretensamente moderna, desde o plano e construção da Nova Capital de Minas Gerais a partir de 1885, a Praça da Liberdade tem reforçado seu caráter monumental, quando intervenções capitaneadas por empresas e viabilizadas pelo Estado refuncionalizam os prédios do seu entorno, transformando-os em equipamentos culturais. Consideradas necessidades sociais dadas, cidade e cultura tornam-se coisas que nos são apresentadas fantasmagoricamente no mundo das mercadorias. Questionamos, portanto, os sentidos e as contradições envolvidas na monumentalização e museificação fetichista do que restou da cidade. E isso através da conceituação categorial das relações sociais reproduzidas como reprodução do capital no processo de modernização. Destituindo-nos da nossa própria historicidade, da capacidade humana de criar e apropriar-se de obras, sobrevivemos numa sociedade carente de experiências transformadoras, onde a aparência espetacular e contemplativa da cultura e da arte acaba por integrar o negativo no positivo: o tempo livre para apreciá-las, instrumentalizado como lazer, é tempo para consumi-las, na extensão do trabalho, como reprodução social do capital.
Abstract: We have reflected in these critical essays on certain consequences of the modernization process for the inherited city and everyday life in Belo Horizonte. Products and conditions of modernization, urbanization and metropolization settle on the extent of the reproduction of the capital. By noting the links between reproduction of social relations and urbanization, everyday and ideological representations of a city that became a metropolis, we have analyzed the changes and continuities observed in Praça da Liberdade (Liberty Square) for over a century. Defined as a bureaucratic center by the positivist republicanism in this supposedly modern city from the plan and construction of the "New Capital" of Minas Gerais from 1885, Praça da Liberdade has strengthened its monumental character, when interventions championed by companies and made possible by the State 're-functionalizing' the buildings in its surroundings , turning them into "cultural facilities" . The city and culture are deemed as given social needs, hence they have become "things" that are presented to us in the ghostly world of commodities. Therefore, we are questioning on the meanings and contradictions involved in monumentalization and fetishistic museumification of what remained of the city. And this by categorical conceptualization of social relations reproduced as reproduction of the capital in the modernization process. Depriving us of our own historicity, the human capacity to create and take ownership of works, we survive in a society devoid of transforming experiences, where the spectacular and contemplative appearance of "culture" and art eventually integrates the negative into the positive: the "free time" to enjoy them , instrumentalized as leisure , is the time to consume them , in the extension of the work, such as the social reproduction of the capital.
Assunto: Capital social (Sociologia)
Mercadorias Aspectos sociais
Lazer
Belo Horizonte (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9GPQMG
Data do documento: 5-Set-2013
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