Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9LKHMK
Type: Tese de Doutorado
Title: Geografia da periferia urbana: lugar de múltiplas representações no entorno do trecho rodoviário Niterói-Manilha, BR 101
Authors: Leila de Oliveira Lima Araujo
First Advisor: Ralfo Edmundo da Silva Matos
First Co-advisor: Jose Antonio Souza de Deus
First Referee: Márcio Piñon de Oliveira
Second Referee: CATIA ANTONIA DA SILVA
Third Referee: Weber Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Marly Nogueira
Abstract: O presente estudo analisa a periferia urbana, através dos registros das recentes modificações no espaço. Tradicionalmente, a periferia foi considerada como espaço extramuros das cidades, onde o urbano encontrava-se com o rural. Por vezes, o conceito mesclou-se e confundiu-se com o de subúrbio, que ocupou áreas de moradias planejadas e industriais, afastadas do centro das cidades e no entorno das vias férreas e rodoviárias. Entretanto, o conceito de periferia consolida-se a partir da década de 1950, ao referir-se inicialmente aos países com menor poder econômico e distantes do foco das decisões internacionais. Em seguida, o conceito adaptou-se e incorporou-se a definição das áreas localizadas além dos centros das cidades. Hoje, o espaço considerado periferia apresenta-se com paisagens que não encontram apenas o rural quando o urbano termina, mas também reveste-se de outra paisagem que reúne condomínios de luxo, espaços com moradias segregadas e degradadas, indústrias e comércio de aparência global no entorno de rodovias. Como fenômeno relativamente recente no Brasil, a periferia, no estudo, foi examinada através do conceito de lugar, entendendo que, neste espaço, a vida dialoga através de relações locais e globais. Assim sendo, investigou-se a periferia, constituída no entorno do trecho rodoviário Niterói-Manilha (BR-101), localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - RJ, onde notadamente a construção da via e a chegada do comércio de aparência global vem trazendo mudanças para a vida dos sujeitos no lugar. Assim, o estudo colheu dados empíricos através de artigos jornalísticos, oralidade e entrevistas dirigidas para desvendar a constituição desta paisagem urbana, além de buscar a percepção dos sujeitos com intuito de medir a dinâmica espacial e social do lugar.
Abstract: The present study analyses the urban periphery through the new image registered by the recent changes at the urban space. Traditionally, periphery has been regarded as the extramural space of the city, where the urban met the rural. Sometimes the concept blended up and mixed with the suburban, that occupied housing and industrial planned areas remote away from the inner cities and in the vicinity of railways and road. Though the concept of periphery is consolidated from the 1950s, when referring initially to countries with lower economic and distant focus of international decisions. Then, the concept was adapted and incorporated the definition of areas located beyond the city centers. Nowadays the space considered periphery is presented with landscapes that are not only the countryside when the city ends, plus also takes on another landscape that combines luxury condos, villas with spaces segregated and degraded, industries and trade in overall appearence in the vicinity of highways. As a recent phenomenom in Brazil, the study of periphery waas examinated through the place concept, learning that in this place life dialogues through local and global relations. In this way, we investigated the periphery in the vicinity of Niterói-Manilha highway (BR-101), located in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro - RJ, where the construction of the trade and the arrival of overall appearance has brought changes to the lives of individuals in place. So, the study collected empirical data through newspaper articles, oral and directed interviews to uncover the construction of this urban landscape, and seek the perception of subjects in order to measure the spatial dynamics and social place.
Subject: Rio de Janeiro, Região Metropolitana do (RJ)
Rodovias
Periferias urbanas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9LKHMK
Issue Date: 24-Mar-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdf21.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.