Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8H
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A literatura e suas apropriações por jovens leitores
Autor(es): Maria Zelia Versiani Machado
Primeiro Orientador: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Primeiro membro da banca : Regina Zilberman
Segundo membro da banca: Maria Zilda Ferreira Cury
Terceiro membro da banca: Ivete Lara Camargos Walty
Quarto membro da banca: Magdah Becker Soares
Quinto membro da banca: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Resumo: Esta pesquisa analisa o que lêem e como interagem com livros de literatura os jovens que se encontram na fase de formação humana que corresponde à faixa etária de 10 a 14 anos, em dois contextos escolares, que, apesar de unidos por um projeto denominado Giroletras, caracterizam diferentes possibilidades de leituras da literatura, pois as condições - sociais, históricas, econômicas, culturais - que definem o letramento literário de uma e outra comunidade de leitores são distintas. A tese propõe um desenvolvimento que considera antes as práticas escolares de leitura literária, nos espaços de mediação das bibliotecas e das salas de aula, por meio da análise de ações e representações da literatura implícitas nos discursos e nas práticas das mediadoras, percurso necessário para se chegar depois aos modos de apropriação dos jovens, seu principal objetivo. Na biblioteca escolar e na sala da aula, os discursos que se tecem sobre a leitura literária insinuam diferentes modos de relação dos sujeitos-leitores com os livros. O primeiro espaço - o da biblioteca - se coloca com grande visibilidade quando se procura entender o lugar que ocupa a literatura nas escolas, pois é onde as mediações possíveis da leitura literária se descolam do âmbito restrito das mediações didatizadas, o que faz supor uma movimentação menos marcada por ações pontuais de verificação. A sala de aula, por sua vez, imprime às apropriações o caráter de dinamização de estratégias, visto que às mediações sobrepõem-se ações menos ou mais sistemáticas de circulação de livros e de socialização leitora. Os modos de apropriação da literatura por leitores jovens constituem etapa central do trabalho, para a qual confluem as análises das possibilidades dadas por mediações nos espaços de leitura - biblioteca e sala de aula - nas escolas. Os leitores falam de suas preferências e do que entendem sobre esse tipo de leitura, dados que reunidos permitem uma categorização quanto ao grau de dependência que se estabelece entre eles e as práticas escolares, no que tange à formação do leitor no sentido da sua autonomia. Agrupamento que projeta uma cartografia de escolhas, que supõem regras contemporâneas que orientam o campo da literatura para jovens no Brasil, sem as quais não se vê em profundidade os modos de apropriação que se quer caracterizar.
Abstract: This research analyses what youngsters aged between 10 and 14, and that are met in the process of human formation read and how they interact with literature books in two school contexts that, despite being linked by a project named Giroletras, characterize different possibilities of literature reading, because social, historical, economical and cultural conditions that define the literary literacy of one reader community and another are distinct. The thesis proposes a development that first considers the school practices of literary reading in the mediation spaces of libraries and classrooms, through the analysis of literature actions and representation implicit in the discourses and in the practices of the mediators. All of this is necessary in order to have its main aim, which is the youngster appropriation way, reached later. In the school library and in the classroom, the discourses woven about literary reading insinuate different ways of relation of the readersubject with the books. The first space the library is easily seen when one tries to understand the place occupied by literature in schools, because it is there that the possible mediation of literary reading is detached from the restrict scope of didactic mediation and it is where, supposedly there is less assessment. The classroom, on the other hand, gives the appropriation, the character of making strategies dynamic, as this mediation is superimposed by less or more systematic actions of book circulation and reading socialization. The way young readers appropriate literature constitutes the central stage of this work. It is there that the analyses of the possibilities given by the mediation in school reading spaces - library and classroom - join themselves. The readers talk about their preferences and what they understand about this type of reading. This data allows to categorize the amount of dependence established between the readers and the school practices, in respect to the reader formation in relation to his autonomy. This gathering projects a map of choices, that suppose contemporary rules that drive the literature field for youngsters in Brazil. Without these rules the ways of appropriation that want to be characterized can not been seen deeply .
Assunto: Leitura  Aprendizagem  
Educação
Leitores e leitura    
Letramento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8H
Data do documento: 10-Mar-2003
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