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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A relação registro/avaliação no ciclo da juventude: possibilidades e limites na construção de uma prática educativa inovadora
Authors: Marcia Ambrosio Rodrigues Resende
First Advisor: Angela Imaculada L de F Dalben
First Referee: Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Second Referee: Miguel Gonzalez Arroyo
Third Referee: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Abstract: Esta dissertação tem por objeto de estudo a relação avaliação/registros concebida e utilizada pelos professores em sua prática, num momento de inovação pedagógica a implementação da Escola Plural no ciclo da juventude. Nesse sentido, observamos os procedimentos metodológicos utilizados e materializados nos registros escolares docentes e discentes, buscando perceber os sentidos e significados atribuídos pelos/as professores/as e alunos/as aos mesmos e por eles/elas representados. Nosso foco de pesquisa se pautou no questionamento sobre a continuidade ou não dos procedimentos avaliativos (provas, testes), e ainda,se os sujeitos, refletindo sobre os mesmos, diversificavam-nos, adequando-os ao novo contexto de escola experenciado. Ou seja, verificamos como nossos atores estavam conseguindo dar vida à concepção de avaliação desejada pelo programa Escola Plural: ser formativa (contínua, dinâmica e investigativa). O local privilegiado para nosso estudo é a Escola Municipal Paulo Mendes Campos 1 . Fizemos uma pesquisa qualitativa sendo o estudo de caso adotado como uma estratégia metodológica adequada à nossa pesquisa o que nos permitiu adentrar a situação de estudo, rever e aprimorar o problema inicial da mesma. Optamos por realizar uma observação participante. Por meio dela, foi possível tornar a pesquisa dinâmica e, de certa forma, intervir na realidade dos atores. Como percurso metodológico, utilizamos uma diversidade de técnicas para a coleta de dados, o que propiciou resultados ricos e uma análise mais completa do objeto de investigação. A conclusão do trabalho ressalta que os registros escolares podem apontar possibilidades de conhecimento da realidade, quando tornam visíveis as construções dos sujeitos na ação pedagógica. No contraponto, podem refletir os limites pedagógicos da escola, quando esses são externos aos sujeitos que não participam na intermediação sujeito x objeto para uma análise avaliativa a ser considerada pelos docentes.
Abstract: This is a dissertation that aims to check the relation between evaluation / registers, conceived and utilized as methods by teachers in a moment of pedagogical innovation: the implementation of the Escola Plural within the youth cycle. Such methodolocial proceedings, utilized and materialized in schools registers, were observed in order to seek for the meaning that they hold, both by teachers and students.The focus of this research is based in two main questions regarding the validity of the evaluative proceedings (tests, assessments) as a pedagogical tool: the continuity of its use and the procedures that must be made, both by teachers and students, to accommodate the new paradigm. It means that we checked on how those actors were dealing with such a new conception of evaluation presented by the Escola Plural program: being formative, continuous, dinamic and investigative. This research was carried on in Escola Municipal Paulo Mendes Campos school. A qualitative survey was made and a case study was adpoted as a methodological strategy. Such taken actions allowed us not only to peruse the situation but also to enhance its initial questions. A participant observation was made and throughout the process it was possible for this research to become dynamic and interfering, so to speak, in the actors reality. Also, a large gamut of data collecting was adopted which resulted into a much broader and complete analysis of the subject. The conclusion points to the fact that schools registers might be instruments to help us knowing students reality since it shows the pedagogical constructions that each student is capable of doing. However, as a counterpoint, it can reflects schools pedagogical boundaries, for when students and teachers do not participate in the process, the assessment analysis is in jeopardy.
Subject: Jovens
Escola plural
Políticas públicas
Educação
Pratica docente
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-677HAY
Issue Date: 5-Mar-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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