Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HFK
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Professoras dos ciclos iniciais do ensino fundamental: a compreensão de si mesmas como educadoras matemáticas
Autor(es): Roberto Antonio Marques
Primeiro Orientador: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Primeiro membro da banca : Maria Manuela Martins Soares David
Segundo membro da banca: Roseli Aparecida Cação Fontana
Terceiro membro da banca: Ana Cristina Ferreira
Resumo: Neste trabalho, analisamos a compreensão que as professoras dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental têm de si mesmas como Educadoras Matemáticas. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove professoras que ensinam Matemática nos ciclos iniciais. As transcrições foram submetidas a Análise de Conteúdo, para definição de temas e argumentos que nos pareceram constituintes dessa compreensão. Lançando mão de recursos da Análise do Discurso, buscamos identificar e discutir os modos pelos quais as entrevistadas estruturam suas falas, assumem e respondem (a e por) discursos e posições no cenário escolar. A análise das entrevistas revela que a compreensão que as professoras têm de si mesmas como Educadoras Matemáticas passa pelas mediações que elas estabelecem na busca de soluções para os desafios de sua condição e prática docente. As preocupações identificadas nos seus depoimentos apontam para a necessidade de os cursos de formação de professores contemplarem os aspectos culturais que permeiam a condição docente de quem ensina Matemática.
Abstract: In this work, we analyzed the understanding that teachers of the initial cycles of Elementary School have about themselves as Mathematical Educators. Semi-structured interviews with nine teachers who teach Mathematics in the initial cycles were carried out. Submitting the transcriptions to Content Analysis, we tried to define constitutive themes and arguments of that understanding. Using Discourse Analysis resources, we searched to identify and to discuss the manners, in which the interviewees structure their speeches, assume and respond (to and for) speeches and positions in the school scenery. The interviews analyse shows that the teachers understanding of themselves as Mathematical Educators grees through the mediations that are established while they search solutions for challenges of their teaching condition and practice. The concerns identified in their speeches indicate the need for approaching cultural aspects of the Mathematics teaching conditions in training courses for these teachers.
Assunto: Matematica Estudo e ensino
Educação
Professores Formação
Pesquisa Metodologia
Entrevistas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HFK
Data do documento: 26-Out-2004
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000541.pdf582.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.