Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
Type: Tese de Doutorado
Title: Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
Authors: Adriana Maria Tonini
First Advisor: Maria de Lourdes Rocha de Lima
First Referee: Mario Neto Borges
Second Referee: Danilo Pereira Pinto
Third Referee: Rodney Rezende Saldanha
metadata.dc.contributor.referee4: Angela Imaculada L de F Dalben
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista.
Subject: Engenharia elétrica 
Práticas pedagógicas 
Ensino superior  
Engenheiros  Formação
Engenharia civil 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
Issue Date: 8-Aug-2007
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdf785.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.