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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação teórico-experimental de peças estruturais de madeira, solicitadas a cargas de impacto, para uso em carrocerias
Autor(es): Everton Cruvinel Junior
primer Tutor: Edgar Vladimiro Mantilla Carrasco
primer miembro del tribunal : Adriano de Paula e Silva
Segundo miembro del tribunal: Eliene Pires Carvalho
Resumen: Atualmente não existem modelos e critérios de cálculo para componentes das carrocerias de caminhão. Além disso não existem metodologias de ensaios e caracterizações específicos para essa atividade. Tudo o que foi feito sobre o assunto é empírico. O enfoque deste trabalho é analisar peças estruturais de madeira para utilização, em carrocerias através de sua resistência ao impacto. Para tanto, foi montado um sistema para análise de importantes componentesestruturais da carroceria chamados travessas. O sistema de aplicação de carga foi queda livre. Foram soltos pesos de alturas diferentes partindo-se de zero até 100 cm em múltiplos de 10 cm. A força foi acrescida por etapas através da inclusão de discos de massa nominal de 10 kg. A carga foi aplicada até se chegar à ruptura de cada peça. Foram utilizados 16 prototipos em tamanho real (4 de Angelim Vermelho [Dinizia excelsa Ducke], 4 de Madeira Laminada Colada de Eucalipto [Eucalyptus grandis], 4 de Roxinho [Peltogyne recifensis Ducke] e 4 de Cumaru [Dipteryx odorata Willd]). Todas as peças analisadas foramcaracterizadas em laboratório seguindo os critérios do anexo B da norma NBR 7190/97. Após análise de regressão linear múltipla foi possível obter uma equação que correlaciona força de reação em função da altura de queda, módulo de elasticidade e carga de impacto com altograu de significância (R2 = 93,47%). Foram feitas análises sobre o fator de impacto n em que se concluiu que, para uso em travessas de madeira, deve ser corrigido segundo uma equação apresentada no trabalho. Na comparação dos valores de resistência à flexão experimentais com os valores obtidos através da caracterização do material verificou-se aumento médio de 115% para a madeira quando submetida a cargas de impacto.
Abstract: Nowadays, models and criteria of calculation for components of the truck bodies do not exist. Moreover specific methodologies of assays and characterizations for this activity do not exist. Everything what was made on the subject is empirical. The approach of this work is to analyzestructural wooden parts for use, mainly in truck bodies, through the knowledge of its resistance to the impact. For this, was mounted a system to analyze importants structural components of truck body called crossbar or battens. The load application system was free falling weight. Weights had been untied of different heights initiating in zero up to 100 cm in multiples of 10 cm. The force was increased gradually, by the inclusion of nominal weights of 10 kg. The load was applied until reaching the rupture of each crossbar. Using 16 samples in real size (all of them Brazilian wooden species [Dinizia excelsa Ducke], [Eucalyptus grandis], [Peltogyne recifensis Ducke] e [Dipteryx odorata Willd]). All crossbars analyzed had been characterized in laboratory following the criteria of Brazilian standard (NBR 7190/97). After analysis of multiple linear regression, it was possible to get an equation with high degree ofsignificance (R2 = 93.47%) that correlates force of reaction in function of free falling heights, elasticity modulus and impact loads. It has proceeded to analyses of impact factors n which it has concluded that, for use in wooden crossbars, it must be adequated according to an equationpresented in this study. Comparing the experimental wood resistance with the values gotten through the characterization of the material, an average increase of 115% was verified when submitted to impact loads.
Asunto: Engenharia civil
Construção civil
Madeira Estruturas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ISMS-86AMQ7
Fecha del documento: 18-dic-2009
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