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dc.contributor.advisor1Antonio Alfredo Ferreira Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor-co1Max do Val Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Max do Val Machadopt_BR
dc.contributor.referee2João Guilherme Maia de Menezespt_BR
dc.contributor.referee3Leandro Aparecido Villaspt_BR
dc.creatorAndre Brochado Campolinapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:54:18Z-
dc.date.available2019-08-10T00:54:18Z-
dc.date.issued2017-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JCES-AVKM4F-
dc.description.abstractVehicles' internal control systems rely on physical sensors to acquire data about their operation and malfunctions. Nowadays, manufacturers invest in better and more diverse sensors, however, there are aspects still unmonitored. Virtual sensors were proposed to replace failing physical sensors, but their applications have grown to include new aspects of a vehicle. The number of high-quality sensors available in modern cars enabled the creation of virtual sensors that extract new information from raw data.This work presents the design of vehicular virtual sensors, which is divided into three stages, namely, collection, operation and presentation of new data. To detail this process, in the first stage a data collection and its preprocessing are presented. The prepared data is then fed into operators, divided into four categories with proofs of concept that show their behavior. Finally, to illustrate the presentation stage, three examples of virtual sensors are provided.pt_BR
dc.description.resumoSistemas de controle internos de veículos dependem de sensores físicos para adquirir dados sobre seus estados de operação e defeitos. Atualmente, fabricantes investem em sensores mais diversos e de melhor qualidade, no entanto, ainda existem aspectos para os quais não existem sensores físicos. Sensores virtuais foram propostos inicialmente para substituir sensores físicos em falha, porém suas aplicações cresceram a ponto de monitorar novas características do funcionamento de um veículo. O número de sensores de alta qualidade em um carro moderno permitiu a criação de sensores virtuais que extraem informações complexas a partir de dados brutos. Uma tecnologia importante nesse contexto é o sistema On Board Diagnostic (OBD), que serve como interface de coleta para os sensores embarcados.Este trabalho apresenta o processo de projeto de sensores virtuais veiculares. Para descrever as diferentes etapas da concepção de um sensor virtual, esse processo é dividido em três principais estágios, sendo a coleta, operação e apresentação dos novos dados. O estágio de coleta é responsável por adquirir e preparar dados brutos de sensores para alimentar os operadores. Na etapa de operação, os operadores são responsáveis por efetivamente transformar dados de entrada em novos tipos de informação. Finalmente, no estágio de apresentação, os novos dados calculados são ajustados em unidades e formatos para serem apresentados aos usuários finais de um sensor virtual, sejam eles os próprios veículos, motoristas ou companhias.Para detalhar a apresentação de cada um desses passos, no primeiro estágio é apresentado o processo de coleta dos dados e seu preprocessamento. Os dados prontos são então fornecidos aos operadores, que estão divididos em quatro categorias com provas de conceito para mostrar seu comportamento. Finalmente, para apresentar o processo completo, particularmente a etapa de apresentação, três exemplos de sensores virtuais também são apresentados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSensores Veicularespt_BR
dc.subjectSensores Virtuaispt_BR
dc.subject.otherSensor veicularpt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherSensor virtualpt_BR
dc.titleOn the design of virtual sensors using vehicular sensor datapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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