Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKHNS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Caixa de Jóias: Pesquisa e experimentação em arte computacionalInterativa
Authors: Marilia Lyra Bergamo
First Advisor: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
First Referee: Heitor Capuzzo Filho
Second Referee: Jalver Machado Bethonico
Abstract: A palavra interatividade contextualiza, dentre outras coisas, a capacidade de interação dos sistemas computacionais, mas sua importância não reside na tecnologia em si. Arte Computacional Interativa demonstra-se um campo fértil para experimentações, com oobjetivo de ampliar conceitos de comunicação entre o homem e o computador. Esse modelo de produção artística retoma discussões sobre criatividade, expressão, técnica, ciência e interdisciplinaridade e apresenta novos paradigmas para a arte tecnológica. A característica fundamental da Arte Computacional Interativa é a flexibilidade demanipulação do código digital. Observadores, autores e o próprio computador são os responsáveis pelo fluxo de ações que ocorre durante a experiência interativa. Esse modelo de arte computacional de código aberto se distingue por exigir uma ação física, pois o resultadovisual, sonoro ou tátil perceptível somente ocorre enquanto existe comunicação entre o sistema computacional desenvolvido e o observador. Contudo, computadores e seres humanos não podem se comunicar de forma direta, pois a linguagem dessas máquinas não é compreensível ao ser humano. Para que exista uma relação entre eles é necessária uma interface. A interface, responsável pela tradução de pólos distintos, é a essência da Arte Computacional Interativa, uma vez que proporciona comunicação entre homens e sistemas computacionais, sendo ela a manifestação de todo o processo.Essa pesquisa apresenta um estudo teórico e prático sobre Arte Computacional Interativa. O documento discute alguns conceitos fundamentais que distinguem esse modelo de arte, bem como experimentações de cunho tecnológico e artístico sobre o processo prático de produção.
Abstract: The world interactivity contextualizes, among other things, the computer system ability of interaction, but its importance is not the technology itself. Interactive Computer Art presents itself as a fertile field for experimentations aiming to enlarge concepts of communicationbetween humans and computers. This model of artistic production recaptures arguments about creativity, expression, technique, science and interdisciplinary and presents new paradigms on technology and art.The most important characteristic of Interactive Computer Art is its flexibility to manipulate digital code. Observer, authors and even the computer have responsibility for the flow of actions during the interactive experience. Once perceptive results, such as visual, audible ortactile only occur when communication exists between developed computer systems and observers, this model of computer art with open code differs from others when requiring physical actions.However, computers and human beings are not able to communicate directly. Seeing as how computer language is not understandable to the later, an interface is necessary to maintain a relationship. Once it provides communication between humans and computer systems, aninterface is responsible to translate information to distinct poles, and it is the manifestation of the whole process.This research presents a theoretical and practical study about Interactive Computer Art. This document presents concepts that are fundamental to make this model of art distinguishable, as well as show technologic and artistic experimentations about the practical process of production.
Subject: Arte por computador
Arte e tecnologia
Interfaces (Computador)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKHNS
Issue Date: 4-Jul-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
caixadejoias.pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.