Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNQB
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino |
Autor(es): | Gabriela Cordova Christofaro |
Primeiro Orientador: | Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
Primeiro membro da banca : | Mariana de Lima e Muniz |
Segundo membro da banca: | Cassia Navas Alves de Castro |
Resumo: | Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela maneira como o corpo é conduzido em função da composição coreográfica. Contemplamos o conceito de movimento, sob a perspectiva de Rudolf Von Laban, e o conceito de ação física, de acordo com Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski e Luis Otávio Burnier. A partir destes, estabelecemos referenciais para a reflexão proposta: o corpo, o espaço e o tempo, sob os aspectos físicos e os aspectos situacionais e relacionais.A investigação do trabalho do bailarino se desenvolveu através da identificação, no seu processo de criação, dos referenciais estabelecidos, das características apresentadas por esses referenciais e a maneira com que foram utilizados.Finalizamos nossa pesquisa com o capítulo Movimento expandido, no qual propomos uma articulação entre os conceitos de movimento e ação física, reelaborando questões dos depoimentos dos bailarinos e traçando nossas considerações sobre os potenciais de mobilidade artística do corpo. |
Abstract: | This dissertation investigates the confluence of dance and theater within the composition of the dancer, conceived herein as a participant of the creation and of the scene.The research, based upon a theoretical study and statements given by some of Belo Horizontes dancers who participated in creative processes involving the interfaces of theater and dance, is interested in the way the body is conducted when serving the choreographic composition.We contemplated the concept of movement under the perspective of Rudolf Von Laban, and the concept of physical action according to Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski and Luis Otávio Burnier. Starting from these, we established referential bases for the proposed reflection: body, space and time, under physical as well as situational and relational aspects.The investigation of the dancers work was developed through the identification, within their creative processes, of the references established, the characteristics presented by these references, and the way they were used.We conclude our research with the chapter Expanded Movement, in which we propose an articulation between the concepts of movement and physical action, reelaborating issues raised in the dancers statements, and providing our considerations on the artistic mobility potentials of the body. |
Assunto: | Trans-forma Grupo Experimentel de Dança Movimento (Encenação) Dança e Teatro Artes Dança Estudo e ensino Expressão corporal Criação (Literária, artística, etc) Bailarinos Ensino profissional Bailarinos Entrevistas Belo Horizonte |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNQB |
Data do documento: | 12-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
christofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.