Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNQB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee2Cassia Navas Alves de Castropt_BR
dc.creatorGabriela Cordova Christofaropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:49:47Z-
dc.date.available2019-08-14T05:49:47Z-
dc.date.issued2008-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNQB-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the confluence of dance and theater within the composition of the dancer, conceived herein as a participant of the creation and of the scene.The research, based upon a theoretical study and statements given by some of Belo Horizontes dancers who participated in creative processes involving the interfaces of theater and dance, is interested in the way the body is conducted when serving the choreographic composition.We contemplated the concept of movement under the perspective of Rudolf Von Laban, and the concept of physical action according to Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski and Luis Otávio Burnier. Starting from these, we established referential bases for the proposed reflection: body, space and time, under physical as well as situational and relational aspects.The investigation of the dancers work was developed through the identification, within their creative processes, of the references established, the characteristics presented by these references, and the way they were used.We conclude our research with the chapter Expanded Movement, in which we propose an articulation between the concepts of movement and physical action, reelaborating issues raised in the dancers statements, and providing our considerations on the artistic mobility potentials of the body.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela maneira como o corpo é conduzido em função da composição coreográfica. Contemplamos o conceito de movimento, sob a perspectiva de Rudolf Von Laban, e o conceito de ação física, de acordo com Constantin Stanislavski, Gerzy Grotowski e Luis Otávio Burnier. A partir destes, estabelecemos referenciais para a reflexão proposta: o corpo, o espaço e o tempo, sob os aspectos físicos e os aspectos situacionais e relacionais.A investigação do trabalho do bailarino se desenvolveu através da identificação, no seu processo de criação, dos referenciais estabelecidos, das características apresentadas por esses referenciais e a maneira com que foram utilizados.Finalizamos nossa pesquisa com o capítulo Movimento expandido, no qual propomos uma articulação entre os conceitos de movimento e ação física, reelaborando questões dos depoimentos dos bailarinos e traçando nossas considerações sobre os potenciais de mobilidade artística do corpo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectBailarinospt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subject.otherTrans-forma Grupo Experimentel de Dançapt_BR
dc.subject.otherMovimento (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherDança e Teatropt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.subject.otherDança Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherExpressão corporalpt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.subject.otherBailarinos Ensino profissionalpt_BR
dc.subject.otherBailarinos Entrevistas Belo Horizontept_BR
dc.titleMovimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarinopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
christofaro__gabriela_cordova.movimento_expandido.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.