Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8BJL3V
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: "Às margens do feminino Agrupamento Obscena
Authors: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Referee: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Second Referee: Fernando Antonio Mencarelli
Abstract: O objetivo desta pesquisa é investigar a aproximação física entre o espectador transeunte e a cena contemporânea na sociedade espetacularizada, através da análise do projeto Às margensdo feminino: texturas teatrais da beira. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Sociedade do Espetáculo, cunhado por Guy Debord, visando à análise da espetacularização social na atualidade. A partir desta análise, foi feito um estudo de casodo projeto supracitado, realizado em 2008 pelo Agrupamento Obscena. O objetivo foi identificar determinados procedimentos cênicos que, entre outros pontos, visaram questionar a estrutura espetacularizada dos centros urbanos. Foram selecionados procedimentos queatuaram diretamente nas ruas centrais de Belo Horizonte (MG). A análise dos procedimentos foi baseada na observação destes, no levantamento dos registros audiovisuais do Obscena, nas entrevistas com os pesquisadores e nos depoimentos postados no blog sobre os processos de criação artística do Agrupamento. A partir desta análise, chegou-se à conclusão de que o Obscena Agrupamento Independente de Pesquisadores busca absorver as práticas de estreitamento físico com o espectador transeunte, ampliando o olhar da cena sob o aspecto da intervenção teatral nas ruas.
Abstract: This research investigates body-close relations of the contemporary scene to passer-by audiences in the spectacle society by analyzing the project On the edges of feminine: theatrical textures of the border. Therefore we have revised the bibliography on Guy Debord´s concept of Society of the Spectacle, aiming the analysis of todays socialspectacularization. Through this analysis we have studied the case of the quoted project that was ran by Agrupamento Obscena during 2008. The goal was identifying play scene procedures that, amongst other aspects, enquires the spectacular structures in urban agglomerations. We have selected procedures that have taken place directly on downtownstreets of Belo Horizonte (MG) Brazil. This analysis is based on eye observation of these interventions, on video registrations of Obscena, interviews with the researchers of the ensemble, and statements posted on their artistic creation online blog. Through this analysis we have reached the conclusion that the Obscena Independent Ensemble of Researchers wants to absorb body-close practices with the passer-by audience, thus amplifying the scene view through the aspect of street theatrical interventions.
Subject: Agrupamento Obscena Critica e interpretação
Movimento (Encenação)
Teatro Semiotica
Teatro e sociedade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8BJL3V
Issue Date: 30-Sep-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_em_pdf.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.