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http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8CVLF7
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A cena invertida e a cena expandida: projetos de aprendizagem e formação colaborativas para o trabalho do ator |
Autor(es): | Clovis Domingos dos Santos |
primer Tutor: | Antonio Barreto Hildebrando |
primer miembro del tribunal : | Fernando Antonio Mencarelli |
Segundo miembro del tribunal: | Denise Araújo Pedron |
Resumen: | Nesta dissertação, investiga-se a criação de projetos e modos de colaboração artística para o trabalho do ator. Numa perspectiva coletivizada de criação cênica, procura-se ampliar o conceito de colaboração a partir do estudo de caso de dois núcleos artísticos: o Grupo Teatro Invertido e sua experiência com o Processo Colaborativo e o agrupamento Obscena e sua construção de uma Rede Colaborativa. Em 2008, ambos os coletivos realizaram projetos específicos de pesquisa cênica em criação colaborativa e esta dissertação analisa como se dão as novas práticas que visam uma preparação técnica, estética e ética para a formação e fortalecimento de um ator mais propositivo e autoral. Seriam estratégias para uma pedagogia de grupo ou rede? Se projetos de pesquisa (ao contrário de projetos de criação de espetáculo) foram privilegiados por estes núcleos, o que se apontaria nessas escolhas? A hipótese é de que haveria o desejo, por parte desses coletivos, de se investigar novos olhares sobre a cena teatral, o que se daria a partir de uma aprendizagem colaborativa, além de uma maior autonomia e expansão da função do ator, nosso objeto de estudo. |
Abstract: | This research investigates the creation of projects and ways of artistic collaboration to the work of an actor. In a collective perspective of the theatrical creation, one sought to broaden the concept of collaboration with the study of two artistic groups: The group of Teatro Invertido and its experience with the Collaborative process and the Obscena grouping and its construction of a Collaborative network. In 2008, both artistic gathering performed specific projects in collaborative creation and this thesis analyzes how the new activities that focus on a technical, aesthetic and ethic preparation to the training and strengthen of an actor who is more propositional and authorial. Might they be new strategies to a group and network pedagogy? If research projects (on the contrary of projects of theatrical creation) were privileged by these artistic gathering, what might point out in this choices? The hypothesis is that it would be a desire to explore the new view upon the performances, what would happen via a collaborative learning. It would give a greater autonomy and expansion to the function of an actor, which is the purpose of the current research. Key |
Asunto: | Grupo Teatro Invertido Crítica e interpretação Atores Estudo e ensino Representação teatral Estudo e ensino Agrupamento Obscena Crítica e interpretação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8CVLF7 |
Fecha del documento: | 26-nov-2010 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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