Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8CVLF7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.contributor.referee2Denise Araújo Pedronpt_BR
dc.creatorClovis Domingos dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:30:04Z-
dc.date.available2019-08-10T17:30:04Z-
dc.date.issued2010-11-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8CVLF7-
dc.description.abstractThis research investigates the creation of projects and ways of artistic collaboration to the work of an actor. In a collective perspective of the theatrical creation, one sought to broaden the concept of collaboration with the study of two artistic groups: The group of Teatro Invertido and its experience with the Collaborative process and the Obscena grouping and its construction of a Collaborative network. In 2008, both artistic gathering performed specific projects in collaborative creation and this thesis analyzes how the new activities that focus on a technical, aesthetic and ethic preparation to the training and strengthen of an actor who is more propositional and authorial. Might they be new strategies to a group and network pedagogy? If research projects (on the contrary of projects of theatrical creation) were privileged by these artistic gathering, what might point out in this choices? The hypothesis is that it would be a desire to explore the new view upon the performances, what would happen via a collaborative learning. It would give a greater autonomy and expansion to the function of an actor, which is the purpose of the current research. Keypt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, investiga-se a criação de projetos e modos de colaboração artística para o trabalho do ator. Numa perspectiva coletivizada de criação cênica, procura-se ampliar o conceito de colaboração a partir do estudo de caso de dois núcleos artísticos: o Grupo Teatro Invertido e sua experiência com o Processo Colaborativo e o agrupamento Obscena e sua construção de uma Rede Colaborativa. Em 2008, ambos os coletivos realizaram projetos específicos de pesquisa cênica em criação colaborativa e esta dissertação analisa como se dão as novas práticas que visam uma preparação técnica, estética e ética para a formação e fortalecimento de um ator mais propositivo e autoral. Seriam estratégias para uma pedagogia de grupo ou rede? Se projetos de pesquisa (ao contrário de projetos de criação de espetáculo) foram privilegiados por estes núcleos, o que se apontaria nessas escolhas? A hipótese é de que haveria o desejo, por parte desses coletivos, de se investigar novos olhares sobre a cena teatral, o que se daria a partir de uma aprendizagem colaborativa, além de uma maior autonomia e expansão da função do ator, nosso objeto de estudo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrede colaborativapt_BR
dc.subjectProcesso Colaborativopt_BR
dc.subjectformação do atorpt_BR
dc.subjectaprendizagem colaborativapt_BR
dc.subject.otherGrupo Teatro Invertido Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAtores Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatral Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAgrupamento Obscena Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA cena invertida e a cena expandida: projetos de aprendizagem e formação colaborativas para o trabalho do atorpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_cl_vis_domingos_dos_santos___pdf__definitiva.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.