Desenho inscrito no corpo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Tese de doutorado

Título alternativo

Primeiro orientador

Membros da banca

Arnaldo Leite de Alvarenga
Wanda de Paula Tofani
Lucimar Bello Pereira Frange
Denise Araújo Pedron

Resumo

Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que considerem não só a linha, o desenho, mas sua origem, o pensamento, que se realiza no lugar sobre si mesmo o corpo. Propõe-se que a formulação de aulas, a criação de metodologias didáticas específicas e a atuação em sala de aula sejam parte integrante de demandas plásticas e poéticas da experiência do artista/professor. Transitando por autores como Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villém Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, entre outros, baseia-se na própria prática do artista/professor e em sua elaboração de teorias condizentes com cada momento/grupo/objetivo/conteúdo do ensino de arte.

Abstract

This work deals with the relationship between the experience and the understanding of his own body and its development in the practice of drawing and observation as an opportunity to maximize and offer other perspectives to students of art. Students who are sensitive to the origin of their own mobility and do not just consider the line and drawing, but its origin, thought to be held in a place of its own: their body. It is proposed that the formulation of lessons, creation of specific teaching methodologies and classroom activities are part of the demands of the always evolving and poetic experience of the artist/teacher. Journeying by authors such as Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villén Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, among others, is based on the actual practice of the artist/teacher and his development of theories consistent with each teaching objective.

Assunto

Figura humana na arte, Performance (Arte), Desenho, Artes, Criação (Literária, artística, etc), Arte Estudo e ensino

Palavras-chave

Ensino, corpo, movimento, desenho

Citação

Departamento

Curso

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por