Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DQND5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Construção atoral para o teatro infantil: uma proposta de criação cênica
Autor(es): Andre Ferraz Sitonio de Assis
Primeiro Orientador: Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Primeiro membro da banca : Fernando Antonio Mencarelli
Segundo membro da banca: Maria Antonieta Antunes Cunha
Resumo: Esta dissertação Construção Atoral para o Teatro Infantil: uma proposta de criação cênica é o registro de uma pesquisa que teve por objetivo estudar o processo de criação do ator em um espetáculo infantil. Esse processo envolve vários elementos teatrais, como a encenação, o texto falado, o texto cênico, a cenografia, o figurino, a iluminação, a trilha sonora, etc. No entanto, o foco deste trabalho está no único ser que realmente vai para a frente de batalha e possibilita que tudo aconteça o ator. Desta forma, trabalhamos a partir de alguns princípios da Análise Ativa de Constantin Stanislavski, que consideramos um importante suporte para este tipo de atuação teatral. O objetivo desse tipo de trabalho consiste em criar improvisações sobre o enredo inicial da peça através de ações físicas corpo/voz sem o texto decorado. Os exercícios de improvisação, que visam à construção de imagens concretas, são motivados por visualizações que ajudam o ator a alcançar a verdade cênica, a organicidade e uma comunicação efetiva com o público, neste caso, crianças.
Abstract: This dissertation Actors Work in Childrens Theater: an approach of building an organic performance is the registration of a research that studied the actors task of playing for children. This process involves the actors performance related to several theatrical elements such as the staging, the spoken text, setting, costume, lighting and sound design. However, we focus on the one who really goes to the battle front and makes all the things work: the actor. This research aims to study the actors process of creating performance in childrens theater. Thus, we assume that some notions of Constantin Stanislavskys Active Analysis are of great support for this kind of theatrical acting. One of the main goals of this approach is to improvise the plot of the play using physical actions body and voice without knowing the text by heart. The improvisation practice aims the construction of concrete images, motivated by visualization exercises which help the actor to reach truth, spontaneity and an effective communication with the audience, in this case, children.
Assunto: Improvisação (Representação teatral)
Atores Estudo e ensino
Representação teatral Estudo e ensino
Teatro infantil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DQND5
Data do documento: 16-Nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
constru__o_atoral_para_o_teatro_infantil___uma_proposta_de_cria__o_c_nica____andr__ferraz_s._de_as.pdf4.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.