Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FTN9B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ação Verbal e o trabalho do ator: proposições stanislavskianas, conceitos outros e considerações atorais
Autor(es): Iara Fatima Fernandes Falcao
Primeiro Orientador: Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Primeiro Coorientador: Maurilio Andrade Rocha
Primeiro membro da banca : Marcos Antonio Alexandre
Segundo membro da banca: Antonio Barreto Hildebrando
Resumo: Esta pesquisa busca uma melhor compreensão sobre o trabalho do ator com a fala em cena.Para tanto, recorre à obra escrita de Stanislavski, definida como marco teórico. A partir da contextualização desse autor, de uma detalhada revisão de sua obra, são apresentadas informações, reflexões e formulações acerca dos elementos que se relacionam e compõem oconceito de ação verbal. Para ampliar e problematizar esse conceito, outros autores são evocados (Pavis, Burnier, Barba, Gayotto, Fortuna e Davini), pelo fato de, também, abordarem, em suas obras, o tema do trabalho atoral relacionado à fala, tornado possível apresentar e co-relacionar alguns de seus conceitos, mais ou menos próximos ao conceito de ação verbal. Ao aplicar esse conjunto conceitual à análise das respostas de atores locais a entrevistas semi-estruturadas, que focalizavam o tema central da pesquisa, foi possível perceber que o conceito stanislavskiano, ainda, se coloca como um referencial pertinente para a compreensão do fenômeno aqui destacado. Essa constatação permite apontar desdobramentos promissores, tanto em nível de pesquisa acadêmica quanto no que se refere àcriação atoral.
Abstract: Esta investigación busca mejor comprensión sobre el trabajo del actor por lo que se refiere al habla en escena. Stanislaviski llegó a ello en su obra escrita, definida como marco teórico. Considerando la contextualización de este autor y una detallada revisión de su obra, sepresentan informaciones, reflexiones y formulaciones, acerca de los elementos que se relacionan y componen el concepto de la acción verbal. Para ampliar y problematizar ese concepto se rememoran otros autores (Pavis, Burnier, Barba, Gayotto, Fortuna y Davini) que también en sus obras tratan del tema, es decir, del trabajo actoral con el habla, tornando posible presentar y correlacionar algunos de sus conceptos, poco más o menos semejantes al concepto de acción verbal. Aplicando ese conjunto conceptual al análisis de las respuestas dadas por actores locales en entrevistas semiestructuradas, que enfocaban el tema central de esta investigación, se observa que el concepto stanislaviskiano aun se pone como un referencial pertinente para la comprensión del fenómeno aquí destacado. Esta constatación permite apuntar desdoblamientos propicios tanto en nivel de investigación académica como en lo que se refiere a la creación actoral.
Assunto: Voz
Expressão vocal (Encenação)
Stanislavski, Konstantin, 1863-1938 Crítica e interpretação
Teatro
Atores Estudo e ensino
Representação teatral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FTN9B
Data do documento: 20-Dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a__o_verbal_e_o_trabalho_do_ator_disserta__o_iara__fernandez.pdf755.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.